Inovação e criatividade: Iguaria indígena que se toma bem quente vira picolé no Pará
Foto: Reprodução Instagram donzelitto
A onda de sorvetes exóticos ganhou o sabor de uma iguaria que costuma ser consumida bem quente, mas que, acredite, virou picolé. É a paleta de tacacá, lançada numa sorveteria no bairro de Pedreira, em Belém do Pará.
Foto: Reprodução Instagram donzelitto
O picolé leva os mesmos ingredientes do prato tradicional. Só que essa iguaria da gastronomia indígena costuma ser degustada numa cuia com elevada temperatura. O tacacá é preparado com um caldo amarelado, o tucupi, sobre uma goma de mandioca. E serve-se com jambu (erva amazônica que causa dormência na boca) e camarão seco.
Foto: wikimedia commons MTur Destinos
A influenciadora digital Katte postou vídeo recentemente na rede social mostrando o picolé e disse que tem o mesmo sabor do tacacá quente, só que gelado. "Achei que seria doce, mas é o gosto do tacacá todinho, só que em uma temperatura totalmente diferente de que a gente tá acostumado".
Foto: Reprodução Instagram donzelitto
A criatividade na produção de sorvetes vai longe. Recentemente, a Granado, empresa famosa pela produção de sabonetes e perfumes, abriu uma sorveteria em Ipanema, no Rio de Janeiro. Os sorvetes têm sabores inspirados nas fragrâncias clássicas da marca.
Foto: divulgação / granado
Segundo a Granado, a ideia é proporcionar uma experiência sensorial única. O sabor “Bossa” leva leite de coco e é recheado com pedaços de cocada de maracujá. Já o de “Limão Tahiti e Néroli” é descrito com “sabor refrescante e azedinho, feito com polpa e raspas das cascas de limão Taiti, limão siciliano e laranja”.
Foto: divulgação
Algodão doce: Feito com chantilly (ou creme de leite fresco), leite condensado, essência de algodão-doce e corante alimentício, o sabor costuma atrair a atenção com suas cores vibrantes.
Foto: divulgação / ana maria brogui
Queijo parmesão com pimenta: Ok, agora tem gente se revirando lendo isso. Esse sabor não só é uma realidade como já ganhou prêmio na Irlanda do Norte em um concurso de “sabores estranhos de sorvete”!
Foto: Paul Moane / Divulgação
Mostarda: O britânico Heston Blumenthal criou esse sabor, que pode ser encontrado nas geladeiras de supermercado na Inglaterra e hoje em dia faz muito sucesso na Ásia!
Foto: reprodução
Alho: É difícil imaginar o sabor, mas o sorvete de alho é comum em festivais nos Estados Unidos. Há quem diga que é supercremoso. Será que dá mau hálito?
Foto: divulgação
Bacalhau: O ‘Fish n' Chips’ é um dos pratos mais tradicionais da Inglaterra, mas além da versão quente, há também uma opção gelada…
Foto: Davey Gravy Unsplash
Isso porque o restaurante George's Portobello Fish Bar, em Londres, resolveu oferecer uma alternativa inusitada: creme de bacalhau coberto por uma camada de massa de pimenta de baunilha frita, acompanhado de sorvete de batata no lugar das batatas fritas.
Foto: reprodução
Cobra: O que é um sorvetinho de alho ou de bacon perto de um de cobra, não é mesmo? No Japão, a receita foi inventada usando uma das cobras mais venenosas, a Mamushi.
Foto: wikimedia commons Alpsdake
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução Instagram donzelitto