QR Code: veja os cuidados de segurança no uso da tecnologia
O QR Code vem se tornando cada vez mais popular. Atualmente, a tecnologia está presente em serviços diversos, como baixar aplicativos, acessar cardápios e fazer pagamentos.
Foto: - Domínio Público/Wikimédia Commons
A sigla QR Code refere-se à expressão em inglês “Quick Response Code” - Código de Resposta Rápida, em tradução literal.
Foto: Imagem de Markus Winkler por Pixabay
A tecnologia foi criada em 1994 pela Denso-Wave, uma fabricante de peças automotivas que é subsidiária da Toyota, no Japão.
Foto: Flickr Word Of Maus
A invenção do QR Code nasceu da necessidade de fazer a classificação dos componentes automotivos por escaneamento de forma prática e eficiente.
Foto: Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay
O QR Code nada mais é que uma evolução do famoso código de barras, criado décadas antes.
Foto: Divulgação
Enquanto o código de barras utiliza apenas a dimensão horizontal - comum, por exemplo, em boletos bancários -, o QR Code possui um gráfico 2D, que inclui a dimensão vertical.
Foto: Divulgação
Uma diferença importante entre os dois códigos é a facilidade de leitura. Daí a dificuldade que muitas pessoas enfrentam quando tentam pagar uma conta fazendo a leitura do código de barras pelo celular - muitas vezes, é necessário digitar todos os números. No QR Code, a leitura é rápida.
Foto: Divulgação
O código barras comporta somente uma pequena quantidade de caracteres, ao passo que o QR Code é capaz de ler mais de 7 mil combinações de dados.
Foto: Flickr Allanah King
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: - Domínio Público/Wikimédia Commons