'Exibicionista', pavão tem peculiaridades e simbolismos

Foto: Quadell wikimedia commons

Dono de plumagem exuberante e cores intensas, o Pavão é um dos animais mais bonitos do mundo, visto que traz penas multicoloridas e em tons de branco, azul, verde, dourado ou negro. O Flipar, então, traz as características desta ave, que chama a atenção, inclusive, de obras artísticas.

Foto: Quadell wikimedia commons

Durante o período de acasalamento, o pavão evidencia, ainda mais, o brilho e a cor de sua plumagem. Afinal, quando ele tenta cortejar a pavoa, abre o leque de penas e enriquece ainda mais a sua beleza.

Foto: Rudybarros - wikimedia commons

Além disso, suas cores menos vivas servem como camuflagem para proteger o ninho, ou as crias, dos predadores. Ele é territorialista e pode lutar com outro macho da mesma espécie que apareça em sua área.

Foto: Frankyboy5 wikimedia commons

É uma ave bastante sociável e costuma se afeiçoar ao seu tratador e permanece solto, sobretudo em fazendas e ao ar livre. Com ração e água no viveiro, viverá muito bem, com seu canto característico.

Foto: HoopoeBaijiKite - wikimedia commons

Os pavões podem viver de 25 a 30 anos. No entanto, sua idade média é de 16 anos. Eles reproduzem satisfatoriamente até os seis anos e variam em torno de 4 kg, e a altura é de cerca de 80 cm.

Foto: Jatin Sindhu wikimedia commons

O leque, no pavão adulto, pode chegar a medir até dois metros e meio de diâmetro, e possui em torno de 200 penas de diferentes tamanhos.

Foto: Nihaljabinedk wikimedia commons

Pavão é o nome comum dado para três espécies de aves dos gêneros Pavo e Afropavo que estão dentro da tribo Pavonini da família Phasianidae (que inclui também os galos, faisões, codornizes etc.).

Foto: RIDHVAN SHARMA wikimedia commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Quadell wikimedia commons