Essas são a melhor e a pior cidade para se viver no Brasil

Em 2024, o Índice de Progresso Social (IPS) do IBGE mostrou as cidades com melhor e pior qualidade de vida entre os 5.570 municípios do Brasil.

Foto: Agência IBGE Notícias

O IPS é uma metodologia que leva em conta não só aspectos econômicos como também o acesso a educação, saúde e o respeito aos direitos individuais. São três os tópicos analisados: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-Estar; e Oportunidades.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Gavião Peixoto

De acordo com os dados do ano passado, Uiramutã, em Roraima, é a cidade com menor qualidade de vida no país, e Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, liderou o ranking. Conheça a seguir detalhes de cada um desses dois municípios brasileiros.

Foto: Reprodução do X @historia_pensar

Com 13 mil habitantes, Uiramutã fica localizada no norte de Roraima. A cidade teve pontuação de 37,6 em escala que vai até 100 no Índice de Progresso Social, a mais baixa entre todas as cidades avaliadas.

Foto: Divulgação

Uiramutã registra renda baixa e abismo social entre seus moradores. A oferta de serviços básicos é precária, o que contribui para o péssimo desempenho no IPS.

Foto: Reprodução do X @historia_pensar

Segundo o censo do IBGE de 2022, o aspecto mais crítico da cidade é o de moradia. Outros itens, como coleta de lixo e iluminação também tiveram avaliação ruim. O acesso a saúde e educação são limitados.

Foto: Reprodução do X @historia_pensar

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Agência IBGE Notícias