Catarina Paraguaçu: quem foi a 1ª pessoa a ser alfabetizada no Brasil

Ela foi a primeira a aprender a ler e escrever

Foto: Reprodução/ Revistas UFRJ

Figura feminina

Catarina Paraguaçu, é reconhecida como a primeira mulher indígena e a primeira mulher brasileira a aprender a ler e escrever.

Foto: Reprodução/ Revistas UFRJ

Exemplo de resistência

A indígena é considerada uma das figuras femininas mais antigas da história do Brasil e é um exemplo de luta e resistência. Foi ela a responsável por reivindicar o direito à educação das mulheres em 1561.

Foto: Reprodução

Carta reivindicando direitos

Foi através de uma carta direcionada ao padre Manoel da Nóbrega, que Catarina Paraguaçu demonstrou sua habilidade com as letras.

Foto: Reprodução

Filha de liderança indígena

Ela era filha do cacique Taparica, líder da etnia Tupinambá durante o período colonial. Apesar de ser uma grande liderança, o cacique ficou conhecido principalmente por ser pai de Catarina Paraguaçu.

Foto: Reprodução/Domínio Público

Casamento

Catarina Paraguaçu foi oferecida em casamento por seu pai ao náufrago português Diogo Álvares, conhecido como Caramuru.

Foto: Reprodução

Primeira família cristã

Essa união é reconhecida na história do Brasil como o estabelecimento da primeira família cristã e a primeira família brasileira registrada, representando a mais antiga linhagem genealógica do País.

Foto: Reprodução/MultiRio

História ligada ao casamento

Grande parte da história de Catarina Paraguaçu está vinculada ao seu casamento com Caramuru, deixando de lado suas lutas e conquistas pela educação e pelos direitos das mulheres aos estudos.

Foto: Divulgação

Acompanhe a Educar 📚

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes sociais.

Foto: Reprodução/ Revistas UFRJ