Conheça cidades brasileiras que tem mais imóveis do que pessoas

Um fato inusitado sobre a cidade de Rio Quente, em Goiás, tem chamado a atenção na internet: o lugar tem mais casas do que pessoas vivendo lá.

Foto: Divulgação Prefeitura de Rio Quente

E isso não é só lá que isso acontece, tem outras cidades assim no Brasil com essa mesma situação.

Foto: MTur Destinos wikimedia commons

De acordo com os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo Demográfico 2022, Rio Quente tem cerca de 3,9 mil moradores, mas o incrível é que tem mais de 4,1 mil casas na região.

Foto: reprodução youtube

Além de Rio Quente, há pelo menos 18 outras cidades com menos habitantes do que domicílios. Um exemplo é Arroio do Sal, que fica no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Foto: Sandro Leal Prefeitura de Arroio do Sal

Lá, a diferença é ainda maior: tem 7.800 casas a mais do que pessoas, mesmo com uma população de mais ou menos 11,1 mil moradores.

Foto: reprodução

Na maioria das vezes, isso acontece em cidades que são destinos turísticos, como Ilha Comprida, SP (foto), Matinhos (PR), Ilha de Itamaracá (PE), Mangaratiba (RJ) e Saubara (BA).

Foto: Vanderlei Bissiato wikimedia commons

Só no litoral norte do Rio Grande do Sul, sete das 18 cidades possuem essa característica. Arroio do Sal se destaca por ter uma média de 1,7 casa por pessoa.

Foto: reprodução

Xangri-Lá (foto), Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul são outras cidades com esses moldes na região gaúcha, todas no litoral norte do estado.

Foto: Divulgação Prefeitura de Xangri-lá

No top 10 das cidades com mais casas por pessoa, também estão Jaguaruna (SC), Pontal do Paraná (PR) (foto), Imbé (RS), Ilha Comprida (SP) e Saubara (BA), onde a média é quase 1,2 casa por pessoa.

Foto: viagensecaminhos wikimedia commons

No Rio de Janeiro, Mangaratiba, conhecida por seus condomínios de luxo, como a casa do jogador Neymar, é citada pela curiosa estatística.

Foto: reprodução

Com uma população de 41.220 pessoas, a região costuma receber muitos visitantes da zona oeste do Rio e da Baixada Fluminense, principalmente nos fins de semana.

Foto: reprodução

Muitas pessoas vão para aproveitar o Poção de Muriqui, um lugar onde três cachoeiras se encontram e formam um rio que deságua na praia de Muriqui.

Foto: divulgação

Outro lugar com mais gente do que casa, Matinhos, no litoral do Paraná, fez um grande investimento de R$ 314,9 milhões para ampliar a sua praia, usando 3,2 milhões de metros cúbicos de areia, o que equivale a 220 mil caminhões cheios!

Foto: Domínio público

Essa ação segue uma tendência em várias cidades litorâneas do Brasil, que estão ampliando suas praias para atrair mais turistas e lidar com a constante erosão da costa.

Foto: john Hidalgo magalha wikimedia commons

Já na Bahia, Vera Cruz é uma cidade que se separou de Itaparica há cerca de 60 anos e costuma recebe bastante gente que busca um lugar tranquilo perto do mar.

Foto: Elvis Boaventura wikimedia commons

Por lá, a praia da Conceição é conhecida pela sua boa estrutura e tranquilidade, atraindo muitos visitantes. Quer saber por que Rio Quente lidera a estatística? Conheça mais sobre a cidade!

Foto: reprodução

Em 1722, numa época em que o colonialismo estava em alta, Bartolomeu Bueno Filho encontrou por acaso uma grande riqueza natural: as águas quentes de Goiás.

Foto: Silvio Chiozini wikimedia commons

Enquanto explorava as montanhas do estado, o bandeirante encontrou fontes borbulhantes saindo das rochas do rio quente. Era como um tesouro escondido que jorrava em abundância, criando um lindo fenômeno da natureza.

Foto: flickr Otávio Nogueira

Com o tempo, esse lugar paradisíaco se tornou um dos destinos turísticos mais populares do Brasil, conhecido em todo lugar.

Foto: flickr Otávio Nogueira

Hoje, Rio Quente abriga o maior rio de águas termais do mundo, com 12 quilômetros de extensão!

Foto: flickr Otávio Nogueira

A cidade também é conhecida por ter a Pousada do Rio Quente, fundada nos anos 60 pela família Palmerston, que hoje se transformou no Rio Quente Resorts, um lugar com uma estrutura requintada.

Foto: Silvio Chiozini wikimedia commons

Por conta de seus pontos turísticos naturais únicos, Rio Quente acabou se tornando um destino muito mais turístico do que outras cidades ao redor, o que fez com que muita gente deixasse de ter residência fixa por lá.

Foto: flickr Otávio Nogueira

Por mais que Rio Quente seja um destino ideal para relaxar e se conectar com a natureza, com suas águas quentes e cristalinas, a cidade está com imóvel sobrando para quem estiver interessado!

Foto: flickr MTur Destinos

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Divulgação Prefeitura de Rio Quente