Busto de Rainha egípcia foi descoberto há 112 anos; mistério de Nefertiti
O busto da Rainha Nefertiti, uma das obras mais emblemáticas do Antigo Egito, foi descoberto em 6/12/ 1912 por uma equipe de arqueólogos alemães em Tell el-Amarna, no Egito.
Foto: Philip Pikart/Wikimedia Commons
Liderados por Ludwig Borchardt, os arqueólogos encontraram o ateliê do escultor Tutmés, responsável pela criação da escultura, que data de aproximadamente 1345 a.C.
Foto: Max Liebermann/Wikimedia Commons
Mas, afinal. Quem é Nefertiti? Fique conosco para saber a impressionante história desta Rainha, símbolo de beleza e poder, além dos mistérios envolvendo seu busto, encontrado há 112 anos.
Foto:
Durante o reinado de Akhenaton, marido de Nefertiti, a rainha foi uma figura proeminente. Sua imagem esculpida, feita em calcário e pintada, com a coroa azul característica, rapidamente se tornou um ícone cultural.
Foto: Dada/Wikimedia Commons
Desde a sua chegada a Berlim, em 1922, a escultura tem gerado discussões sobre sua origem e a legalidade de sua posse.
Foto: cwildtidsunne - Flickr
A história do busto é marcada pela controvérsia em relação ao processo de sua transferência para a Alemanha. Apesar de alegações de que o busto foi adquirido legalmente, alguns especialistas e autoridades egípcias questionam a ética do procedimento.
Foto: Mark König Unsplash
Em 1913, o busto foi contrabandeado para fora do Egito sob a alegação de um acordo de divisão dos achados arqueológicos entre o Egito e os países envolvidos nas escavações.
Foto: Ales.kocourek/Wikimédia Commons
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Philip Pikart/Wikimedia Commons