Não existe
A "heterofobia" seria o preconceito e a perseguição que uma pessoa hétero sofreria por sua orientação sexual. Mas essa definição não faz sentido já que heterossexualidade é considerada a norma dentro da nossa sociedade.
Foto: iStock
Aversão profunda
O preconceito contra pessoas homossexuais não é uma ofensa ou uma forma desrespeitosa de tratamento apenas, ela é uma aversão profunda, violenta e sistemática que algumas pessoas sentem, e que está enraizada na sociedade.
Foto: iStock
Violência e morte
As pessoas homossexuais e transexuais podem sofrer violências e até mesmo serem mortas pela sua orientação sexual. Isso não acontece com heterossexuais.
Foto: iStock
Contexto
O termo começou a receber atenção em 2010 quando o então deputado federal Eduardo Cunha tentou emplacar um projeto de lei para criminalizar a "discriminação a heterossexuais".
Foto: CartaCapital
Resposta
“A proteção às pessoas, de modo geral, já se encontra contemplada na legislação vigente. (...) Assim, não há motivo para se criarem novas leis para proteger quem já se acha devidamente protegido e resguardado”, refutou a deputada federal Erika Kokay, na época.
Foto: Agência Câmara
Código penal
Muitas vezes, comentários e críticas a heterossexuais são tidos como "heterofobia", porém a forma correta de se referir a essas situações é recorrendo a crimes que já constam no código penal brasileiro, como difamação, injúria e calúnia.
Foto: Reprodução Twitter
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock