Mansplaining e outras formas de machismo no ambiente de trabalho

Roubar ideias ou não aceitar a mulher em um cargo superior são ações que perpetuam o machismo

Foto: iStock: Prostock-Studio

Mansplaining

O mansplaining ocorre quando um colega assume uma postura de explicar ou ensinar coisas óbvias para uma mulher como se ela não tivesse conhecimento sobre o assunto. Essa prática menospreza sua inteligência e subestima sua capacidade.

Foto: iStock: Chirayu

Manterrupting

O termo descreve a situação em que uma mulher é constantemente interrompida por um homem, seja durante uma reunião ou apresentação, tornando difícil para ela terminar de falar ou expor suas ideias devido às constantes interrupções masculinas.

Foto: iStock: Liudmila Chernetska

Roubar ideias

Quando um homem se apropria da ideia de uma mulher e se beneficia disso para levar todos os créditos, é chamado de “bropriating”. A expressão combina “bro” (abreviação de brother, que significa irmão ou 'amigo' em português) e “appropriating” (apropriação). Essa atitude além de machista, também é antiética.

Foto: iStock: tomazl

Não aceitar ser liderado por mulher

Não aceitar a liderança de uma mulher também é uma forma de machismo, ainda mais quando o homem pensa que a mulher não serve para aquele cargo, que não poderia fazer um bom trabalho e acha que só ele ou outro homem seria uma boa opção para a posição.

Foto: iStock: fizkes

Comentários de gênero

Dizer que as mulheres precisam aprender mais com os homens ou desqualificar suas opiniões com base em estereótipos de gênero, chamando a mulher de “exagerada”, por exemplo, enquanto o homem é levado a sério é exemplo de comentários que revelam machismo.

Foto: iStock: MivPiv

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock: fizkes