Famosos que são negros e você talvez não tenha percebido

Eles se autodeclaram negros e alguns são julgados pela afirmação racial

Foto: reprodução/instagram/vanessadamata

Vanessa da Mata

A cantora e compositora disse em entrevista ao "Saia Justa" que é uma pessoa negra e demorou para afirmar a sua raça porque é filha de um pai branco de olhos verdes. No programa do GNT, a artista de 47 anos disse: "Não me tire a única coisa que eu sei sobre mim, que eu sou preta". A fala gerou discussões sobre a classificação de cor dentro do universo negro.

Foto: reprodução/instagram/vanessadamata

Flora Matos

A rapper brasiliense de 34 anos se autodeclara como uma mulher negra e fala abertamente sobre a raça. Mesmo com a autoafirmação pública, a rapper Flora Matos é criticada há anos nas redes sociais.

Foto: reprodução/instagram/floramatos

Flora Matos

Por ter um tom de pele mais claro, os internautas chamam a cantora de "branca" e descredibilizam a afirmação de Flora. Em uma das discussões nas redes sociais, a artista reafirmou: “Eu sou uma mulher negra”, escreveu no X, ex-Twitter.

Foto: reprodução/instagram/floramatos

Xamuel

Com quase dois milhões de seguidores no Instagram, o rapper ganhou fama ao participar de batalhas de rima. Em um dos embates, em resposta ao seu adversário da batalha, que era negro, Xamuel cantou: “Não está vendo que eu também sou preto? A marca de chicote também está nas minhas costas".

Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/XAMUEL08

Xamuel

A autodeclaração feita por Xamuel foi criticada durante a batalha pelo seu adversário, pelo público presente e por internautas que dizem que o rapper não é negro.

Foto: reprodução/instagram/xamuel08

Bela Gil

A filha do cantor Gilberto Gil contou em bate-papo no programa “Saia Justa” sobre seu processo de identificação. "Eu demorei para entender que eu era uma mulher preta", disse. Bela declarou que não se identificava dessa forma e não foi fácil se sentir confortável nesse "lugar de mulher negra" em entrevista para a Marie Claire.

Foto: reprodução/instagram/belagil

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: reprodução/instagram/belagil