No Limite
Nesta terça-feira, 18, no episódio de estreia do reality “No Limite”, da TV Globo, a empresária Amanda desabafou ao não ser escolhida para integrar nenhuma das duas equipes formadas no início do reality. Segundo ela, isso tem um motivo: ela ser gorda.
Foto: Reprodução/Globoplay
No Limite
“Porque eu sou gorda, com certeza. Infelizmente. Já sabia que eu ia ser subestimada", disse ela. Amanda ainda apontou que o preconceito está enraizado na sociedade. E, acredite, ele pode ser observado não só em atitudes, mas também em frases aparentemente inocentes.
Foto: Reprodução/TV Globo
"Você é fofinha"
Essa frase pode ser ofensiva para mulheres gordas, uma vez que ela usa o diminutivo como uma forma de “elogiar”, dando a entender que a palavra “gorda” é uma crítica ou defeito.
Foto: iStock
"Tudo bem, homem gosta de apertar"
Problemática, essa frase reforça a ideia de que homens têm fetiches em mulheres gordas, objetificando essas pessoas e deixando de lado o impacto negativo que comentários desse tipo podem causar no emocional delas.
Foto: iStock
"Você é bonita de rosto"
Outra frase preconceituosa que dá a entender que o rosto é bonito porque não é gordo, ao contrário do restante do corpo da mulher. Esse comentário menospreza e desvaloriza a beleza da mulher gorda.
Foto: iStock
"Você come pouco para uma mulher gorda"
Esse comentário presume que mulheres gordas comem sem parar, o que é um estereótipo prejudicial e injusto. A relação entre o peso da mulher e seus hábitos alimentares é complexa e individual. A frase causa desconforto e nenhuma mulher quer ouvir isso.
Foto: iStock
"Nossa, nem parece que é gorda"
Por ser ativa, fazer atividades físicas ou dançar, a mulher ouve frases desse tipo porque, na visão de algumas pessoas, uma mulher gorda não consegue dançar por causa do seu peso, o que não é verdade.
Foto: iStock
"Você é linda, mas já tentou emagrecer?"
A mulher gorda é linda, mas ficaria melhor se fosse magra, é o que a frase dá a entender. Além de reforçar os padrões de beleza da sociedade e atingir a autoestima da mulher gorda, o comentário considera que corpos magros são mais bonitos e desejáveis.
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock