Dois meses de burocracia: quais 'desafios' para abrir uma empresa no Brasil

Confira lista de burocracias para abrir uma empresa

Foto: Foto: Istock

Tempo

Quem quer abrir um negócio no Brasil precisa reservar 51 dias na agenda só pra burocracia. São 51 dias de trabalho (8h cada), ou 410 horas no total. Os dados são do Índice de Burocracia Ibero-Americano 2023, medido pelo centro de pesquisa econômica da Universidade Internacional da Flórida (FIU).

Foto: Flipar

Contrato social

O documento funciona como a certidão de nascimento de um negócio, pois traz as principais informações sobre a empresa.

Foto: Unsplash

Registro na Junta Comercial

Essa é a etapa que faz com que a empresa passe a existir oficialmente, já que é nesse processo que passa a ter validade jurídica.

Foto: Freepik

CNPJ

O CNPJ é emitido pela Receita Federal, mediante solicitação online, através do site do órgão. O procedimento para a obtenção do CNPJ ocorre em um prazo de no mínimo 5 dias.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Inscrições públicas

Todas as empresas precisam da inscrição municipal. Já a inscrição estadual é exigida das empresas ligadas às atividades de comércio. Essas inscrições são para identificar o contribuinte no cadastro tributário e refere-se ao ISS (municipal) e ICMS (estadual).

Foto: Freepik

Alvará

O documento autoriza a empresa a exercer as suas atividades em determinados locais, de acordo com as normas estabelecidas. Ele é concedido pelas prefeituras.

Foto: Freepik

Licenças

A depender da atividade da empresa, é preciso solicitar licenças específicas para obter o alvará de funcionamento. Por exemplo, estabelecimentos que trabalham com o manuseio de alimentos precisam de licença sanitária.

Foto: iStock

Siga Terra Dinheiros

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas redes.

Foto: Pixabay