Lady Gaga faz história e completa todas as categorias de pop no Grammy

Foto: Reprodução de vídeo / YouTube

Lady Gaga entrou para a história do Grammy ao se tornar a primeira artista a vencer todas as categorias ligadas à música pop na premiação. O feito foi consolidado na edição de 2026, realizada em Los Angeles, no dia 1º de fevereiro.

Foto: Reprodução de vídeo / YouTube

A cantora venceu Melhor Performance Vocal de Pop e Melhor Gravação de Dance Pop com “Abracadabra”. Mesmo fora das disputas das categorias gerais, Gaga ampliou um recorde construído ao longo de diferentes fases da carreira.

Foto: Reprodução de vídeo / YouTube

A vitória evidencia a capacidade da cantora de transitar entre estilos e acumular feitos que a colocam em posição única no histórico do Grammy.

Foto: Reprodução de vídeo / YouTube

Em 2025, o show de Lady Gaga na praia de Copacabana foi registrado oficialmente no Livros dos Recordes, o Guinness Book. De acordo com o Guinness, a apresentação da estrela pop atraiu 2,5 milhões pessoas para a orla carioca.

Foto: Divulgação/Kevin Mazur/WireImage for Live Nation

Stefani Joanne Angelina Germanotta, a Lady Gaga, nasceu em Nova York (Estados Unidos) em 28/03/1986. Ela é considerada uma das maiores cantoras do Século 21, principalmente no pop.

Foto: Instagram @ladygaga

Filha de Joseph Germanotta, um empreendedor de internet, e Cynthia Germanotta, a artista é descendente de italianos e de franceses do Canadá. Lady Gaga é a irmã mais velha de Natali Germanotta, uma estudante de moda que nasceu em 1992.

Foto: Reprodução Youtube NFL

Ainda na adolescência, Gaga começou a cantar em clubes e bares. Aos 17, ela foi aceita na New York University’s Tisch School of the Arts. Dois anos depois, começou a se dedicar integralmente à sua carreira musical.

Foto: Youtube/ Lady Gaga

Gaga começou a cantar profissionalmente no início dos anos 2000, em Nova York. Aos poucos, ganhou fama nos Estados Unidos e no mundo. Não à toa, acumula R$ 1,5 bilhão de fortuna e mais de 60 milhões de seguidores apenas no Instagram.

Foto: Reprodução/@ladygaga

Ela ganhou destaque como artista após o lançamento do seu primeiro álbum de estúdio, “The Fame”, em 2008. O disco foi um sucesso de crítica e comercial. Nos Estados Unidos, ela alcançou a posição máxima de número dois na Billboard 200.

Foto: Divulgação

As canções “Just Dance” e “Poker Face”, co-escritas e produzidas por RedOne, tornaram-se sucessos internacionais, atingindo o topo da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, bem como em vários outros países.

Foto: Reprodução/@ladygaga

No início de 2009, ela partiu para sua primeira turnê, a “The Fame Ball Tour”. No quarto trimestre do ano, lançou o extended play (EP) “The Fame Monster”, que contém os êxitos internacionais “Bad Romance”, “Telephone” e “Alejandro”.

Foto: Reprodução/@ladygaga

O seu segundo álbum de estúdio, “Born This Way”, foi lançado em 2011 e vendeu 16 milhões de cópias mundialmente. Além disso, produziu os singles “Born This Way”, “Judas” e “The Edge of Glory”, que se tornaram sucessos internacionais.

Foto: Reprodução/@ladygaga

Em 2013, Gaga lançou seu terceiro álbum de estúdio, “Artpop”. Após o álbum, ela iniciou uma mudança de imagem. Lançou seu quarto álbum de estúdio em 2014, “Cheek to Cheek”, em parceria com o lendário Tony Bennett (1926 – 2023).

Foto: Instagram @itstonybennett

Em 2016, ela lançou seu quinto álbum de estúdio, “Joanne”. Em 2020, Gaga voltou às suas raízes do dance-pop com seu 6º álbum de estúdio, denominado “Chromatica”, que se tornou seu 6º consecutivo a ocupar o posto de número um nos Estados Unidos.

Foto: www.instagram.com/ladygaga

Paralelamente a isso, Gaga construiu uma carreira sólida como atriz, tendo como primeiro papel uma participação na série “American Horror Story: Hotel” (2015-2016), que lhe rendeu um Globo de Ouro.

Foto: Instagram @itstonybennett

Contudo, foi em “Nasce Uma Estrela” (2018) que Lady Gaga se consagrou, protagonizando ao lado do também diretor Bradley Cooper. O longa lhe rendeu indicação ao Oscar de Melhor atriz. Mas a estatueta que venceu foi de Melhor Canção Original, Shallow.

Foto: Reprodução Youtube

O último trabalho de Lady Gaga no cinema foi em “Coringa: Delírio a Dois”, de 2024, em que contracenou com Joaquin Phoenix. Nas gravações, ela decidiu assumir sua identidade civil, Stefani Joanne Angelina Germanotta.

Foto: Divulgação

Influenciada por artistas como David Bowie, Michael Jackson e Madonna, Gaga é reconhecida pelas suas contribuições talentosas e extravagantes à indústria musical por meio de sua moda, aparições públicas, atuações e vídeos musicais.

Foto: Reprodução/Instagram

O Guinness a registrou como a primeira cantora a vender 10 milhões de cópias globais com quatro canções diferentes em um ano. Ela também foi a primeira a levar cinco premiações na mesma temporada: Oscar, Grammy, Globo de Ouro, Bafta e Critics’ Choice.

Foto: Instagram @itstonybennett

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução de vídeo / YouTube