Cotado para o Oscar, Stellan Skarsgård é 'sincerão' sobre foto que viralizou em premiação
O ator sueco Stellan Skarsgård virou assunto no Critics Choice Awards, ocorrido no dia 4 de janeiro, mas não foi exatamente pelo prêmio.
Foto: Reprodução do X @ClickHole
Uma foto dele com cara de poucos amigos durante o jantar viralizou, e ele tratou logo de esclarecer: "Eu estava muito decepcionado com a comida".
Foto: Reprodução/Instagram
Ele ainda brincou com o contraste entre sua expressão rabugenta e a animação das atrizes sentadas ao lado.
Foto: Reprodução/Instagram
Para completar o "desastre", o sueco saiu da cerimônia sem o troféu, que ficou com Jacob Elordi, de "Frankenstein".
Foto: Montagem/Reprodução
A história, porém, teve final mais feliz no Globo de Ouro: Skarsgård venceu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "Valor Sentimental".
Foto: Reprodução
O ator confessou que a festa foi bem mais animada: "Estou cansado pra caramba [...] Eu fiquei muito bêbado ontem à noite", disse ao ser flagrado no aeroporto.
Foto: Montagem/Reprodução/TMZ
Sob a direção de Joachim Trier, "Valor Sentimental" traz Skarsgård no papel de um cineasta em busca de reconstruir os laços com suas filhas após um longo período de distância.
Foto: Divulgação
Nascido em 13 de junho de 1951, na cidade de Gotemburgo, na Suécia, Stellan Skarsgård começou a carreira ganhando notoriedade na televisão sueca nos anos 1970.
Foto: Wikimedia Commons/Elena Ringo
No cinema europeu, Skarsgård ganhou destaque especialmente a partir de sua colaboração frequente com o diretor dinamarquês Lars von Trier.
Foto: Reprodução do X @billskarsgards
Ele atuou em filmes importantes do cineasta, como "Ondas do Destino", de 1996, "Dogville", de 2003, "Melancolia", de 2011, e "Ninfomaníaca", de 2013.
Foto: Reprodução
Paralelamente à carreira na Europa, Skarsgård conquistou espaço em grandes produções de Hollywood. Uma das primeiras marcantes foi no filme "A Insustentável Leveza do Ser", de 1988.
Foto: Reprodução
Ele também participou de franquias de enorme alcance, como "Piratas do Caribe", interpretando o vilão Bootstrap Bill.
Foto: Divulgação
No Universo Cinematográfico da Marvel, ele deu vida ao Dr. Erik Selvig em filmes do "Thor" e dos "Vingadores".
Foto: Divulgação
Skarsgård também integrou o elenco de produções de prestígio em Hollywood como "A Caçada ao Outubro Vermelho", de 1990, e "Gênio Indomável", de 1997.
Foto: Reprodução
Em "Mamma Mia!", de 2008, o ator mostrou um lado mais leve e cômico ao cantar e dançar no musical inspirado nas músicas do ABBA.
Foto: Reprodução
Na TV, Skarsgård deu vida ao vice-primeiro-ministro da União Soviética Boris Shcherbina na premiada série "Chernobyl", lançada em 2019 pela HBO.
Foto: Divulgação
Mais recente ainda, o ator ganhou ainda mais destaque ao viver Luthen Rael na série "Andor", do universo Star Wars, lançada em 2022.
Foto: Divulgação
Em 2021, Skarsgård viveu o imponente Baron Vladimir Harkonnen em "Duna" — e repetiu o papel três anos depois em "Duna: Parte 2".
Foto: Reprodução
Fora das telas, Skarsgård também é conhecido por sua família numerosa e artística. Ele é pai de oito filhos, vários deles atores de sucesso como Alexander Skarsgård, Bill Skarsgård e Gustaf Skarsgård.
Foto: Reprodução
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução do X @ClickHole