Veja 10 curiosidades sobre plantas

Medicina, decoração, bem-estar... elas revelam muita coisa

Foto: Boyarkinamarina/Freepik

Menor flor do mundo

Considerada por muitos como uma erva daninha, a Galinsoga parviflora é a menor flor do mundo, com apenas 1 milímetro de comprimento e 0,3 de largura.

Foto:

Maior árvore do mundo

Já a maior árvore do mundo é a sequoia norte-americana (sequoia sempervirens), que pode medir 82 metros de altura, 25 metros de diâmetro e pesar 1.800 toneladas.

Foto:

Bambu

O bambu é uma das plantas mais rápidas em crescimento: pode atingir um metro em um dia! Um experimento no Japão registrou em 1956 o crescimento de 1,21 metro de um bambu gigante, o Thyllostchys edulis, em até 24 horas.

Foto:

Palmeira hermafrodita do Sri Lanka

A planta que leva mais tempo para florir é a Corypha umbraculifera, sua florada acontece de 80 em 80 anos.

Foto:

Flores comestíveis

Amores-perfeitos, begônias, rosas, jasmins, lavandas, petúnias e cravos podem ser comidas por nós. Mas veja a segurança alimentar da flor antes do consumo; as para decoração têm produção diferente das para ingestão.

Foto: Freepik

Flores perigosas

Falando em consumo de flores, evite as azaléias, espirradeiras, narcisos e lírios do vale. Informações sobre flores venenosas são divulgadas na internet e em livros de receitas.

Foto:

Rosas são versáteis

Nem só de reconciliações amorosas vive a rosa. A flor pode ser usada em sorvetes, geléias e doces em geral, além de servir também de aromatizante em saladas em vinhos.

Foto: Freepik

Eucaliptos

Apesar de serem comuns no Brasil, a árvore é nativa da Austrália, onde é usada como lenha, madeira e remédios. Estima-se que haja cerca de 600 espécies diferentes no país.

Foto:

Árvore mais larga do mundo

O cipreste mexicano, que pode chegar a mais de 35 metros de “cintura”, é considerada a árvore mais larga do mundo.

Foto:

Orquídeas

Existem mais de 50.000 espécies de orquídeas pelo mundo. Só no Brasil, há o registro de mais de 3.500 espécies desta flor.

Foto: Freepik

Siga Byte

Vem com a gente para mais conteúdos sobre tecnologia e ciência!

Foto: Freepik