A possível origem
A Lua surgiu com o impacto de um corpo celeste na Terra, há quase 4,5 bilhões de anos. O choque produziu detritos que foram arremessados no espaço, entraram em órbita, agruparam-se e fundiram-se, formando o astro.
Foto: Freepik
Em movimento
Embora pareça parada, a Lua tem movimento orbital em torno da Terra e produz fenômenos visíveis. Um deles é as marés nos oceanos da Terra, por conta da força gravitacional, e os eclipses (lunar e solar).
Foto: Freepik
Por que a Lua é torta?
Ela é aparentemente torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.
Foto: Freepik
Qual a temperatura na Lua?
Sem atmosfera, as temperaturas variam de -184 °C (noite) a 214 °C (dia), com exceção dos polos, onde a temperatura é constante em -96 °C.
Foto: Pixabay
A Lua tem oito fases
Além das quatro populares, no total são oito fases: nova, crescente, quarto crescente, crescente gibosa, cheia, minguante gibosa, quarto minguante e minguante. Elas são relacionadas à forma como refletem a luz do Sol.
Foto: Pixabay
Um dia igual a 13 na Terra
A Lua tem rotações em seu eixo, realizando uma volta a cada 27 dias terrestres. Assim, um dia em um lado da Lua dura cerca de 13 dias e meio na Terra, seguido por um igual período de noite.
Foto: Freepik
Rússia chegou primeiro
A sonda Luna 1, do programa espacial da União Soviética, foi a primeira a conseguir se aproximar da superfície lunar e tirar várias fotos.
Foto: NASA
Os EUA pisaram primeiro
A missão Apollo 11, da Nasa, foi a primeira que colocou pessoas andando na superfície da Lua. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram no satélite em 20 de janeiro de 1969.
Foto: Pixabay
Existe água (congelada) na Lua
Tal descoberta foi obtida por missões espaciais dos EUA e da Índia, tendo por base uma análise detalhada da superfície nas regiões dos polos, onde há pequenos depósitos de gelo.
Foto: Pixabay
Áreas escuras e claras
As áreas escuras são planícies jovens chamadas maria, compostas de basalto. As áreas claras são as terras altas, como montanhas que foram erguidas como resultado de impactos.
Foto: Pixabay
Siga o Byte
Quer saber mais sobre a Lua e outros planetas e satélites? Vem com a gente!
Foto: Freepik