Quais cobras podem engolir uma pessoa inteira?

Esses casos são raríssimos, mas é preciso ficar esperto

Foto: Flipar

Casos

Em 2018, Wa Tiba, de 54 anos, da Indonésia, trabalhava em sua horta quando teria sido atacada por uma píton-reticulada de sete metros. Vizinhos encontraram a mulher intacta dentro do corpo da cobra inchada.

Foto: wikipedia

Quais cobras?

Como explicou ao Byte a bióloga Luana Michelle, "têm alguns tipos de píton que podem comer [humanos]. E a Sucuri Verde também. Mas vale ressaltar que são casos raríssimos".

Foto: wikipedia

Tamanho importa

Segundo Luana, as maiores serpentes do mundo, como a sucuri (Eunectes murinus) e o píton-reticulada (Python reticulatus), podem alcançar tamanhos impressionantes, com alguns alcances de até 7 metros de comprimento ou mais - sendo necessário para engolir um humano.

Foto: Flipar

Habilidade

Essas serpentes são capazes de engolir grandes presas devido à sua capacidade de deslocar as mandíbulas e esticar a pele ao máximo.

Foto: Meu Valor Digital

Anatomia humana

Ainda assim, segundo a bióloga, a anatomia dos seres humanos torna muito difícil para que uma cobra nos engula. O tamanho, formato e estrutura dos nossos corpos dificultam que isso aconteça, "principalmente a parte dos ombros", diz a especialista.

Foto: freepik

Dieta

As presas naturais dessas serpentes geralmente incluem animais como capivaras, veados e crocodilos, mas muito raramente seres humanos.

Foto: Flipar

Desmatamento

A bióloga afirma que fatores como o desmatamento e a perda de habitat podem desencadear situações vulneráveis ​​em que cobras, desesperadas por comida, podem se aventurar a atacar seres humanos.

Foto: Estadão Conteúdo

Lugar errado, hora errada

No entanto, mesmo nessas circunstâncias, esses incidentes "são extremamente raros e representam casos extremos em que as cobras são famintas e as pessoas podem estar no lugar errado na hora errada", disse Luana.

Foto: BBC News Brasil

Siga o Byte

Siga o Byte para descobrir curiosidades científicas sobre o mundo animal!

Foto: Flipar