A espécie
O grande tubarão branco é um dos maiores predadores dos oceanos. Seu nome se deve à cor clara no ventre e é encontrado predominantemente em mares temperados.
Foto: BBC News Brasil
Gigante do mar
A espécie mede cerca de 6 metros e pesa até 2 toneladas. Já apareceu nas águas da Flórida, norte do Golfo do México, Bahamas, Cuba, Brasil, África do Sul e no Mar Mediterrâneo.
Foto: Canaltech
Mordida voraz
Estudos apontam que a força da mordida de um tubarão branco macho adulto pode ser equivalente a mais de uma tonelada. Tudo isso espalhado por mais de 3.000 dentes! É a mordida mais forte do oceano.
Foto: Flipar
Por que atacam?
Pesquisadores do International Shark Attack File (Isaf), nos EUA, acreditam que a espécie ataca objetos desconhecidos antes de definir seu potencial como alimento.
Foto: Wirestock
Confundem humanos com animais marinhos
Acostumados a comer peixes, focas, golfinhos e até tartarugas marinhas, os cientistas acreditam que as silhuetas de mergulhadores e surfistas, quando vistas de baixo, se assemelham às de suas presas mais comuns.
Foto: Freepik
Ataques
"Essa identificação errônea é a causa da maioria dos ataques a humanos", diz o Isaf. Capturar um ser humano pode ser, para o tubarão, o único método confiável para determinar se pessoas são um alimento adequado.
Foto: Wikimedia Common
Registro de ataques
O Isaf, vinculado ao Museu da Flórida, tem registros de ataques de tubarão no mundo desde 1580 até hoje. Segundo o Instituto, os EUA lideram o ranking com 1.604 ataques. O Brasil fica em quarto lugar, com 111.
Foto: Flipar
Assustado?
Então, confira a nossa lista dos animais mais perigosos do mundo. Spoiler: o tubarão está entre eles.
Foto: Flipar
Siga Byte!
Na editoria de ciência e tecnologia do Terra você fica por dentro das principais notícias. Acompanhe também pelo Instagram @terrabyteon
Foto: Flipar