Cheiro peculiar
Se você é do time dos que adoram o cheiro de gasolina que impera nos postos de combustíveis, saiba que não está sozinho.
Foto: /Unsplash
O culpado
A gasolina é uma mistura complexa de mais de 150 compostos químicos. O composto que dá a ela seu cheiro forte é um hidrocarboneto chamado benzeno.
Foto: /Unsplash
Cuidados necessários
O benzeno, inclusive, é um dos componentes do líquido que são tóxicos ao ser humano. Portanto, nada de ficar cheirando gasolina de graça por aí!
Foto: /Unsplash
Voltando ao benzeno
Ele tem um cheiro ao qual o nariz é naturalmente sensível. Podemos detectá-lo se houver apenas 1 parte por milhão no ar que respiramos. Ele também evapora rapidamente e se espalha com facilidade pelo ambiente.
Foto: Kai Dahms/Unsplash
Hipóteses
Para além de suas características marcantes, ainda faltam estudos para cravar o motivo da predileção de algumas pessoas pelo cheiro do benzeno.
Foto: Terry Vlisidis/Unsplash
Efeito psicológico
É possível que o cheiro da gasolina seja associado a boas memórias, como viagens na infância.
Foto: /Unsplash
Química da coisa
Também existem indícios de que o benzeno possa promover pequenas alterações químicas no nosso organismo que acabam promovendo uma sensação de prazer ao cérebro.
Foto: /Unsplash
Antes de ir
Pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) apontam que, quando alguém está submetido a um cheiro agradável, a percepção da emoção agradável melhora.
Foto: /Unsplash