Origem
Mulheres aprimoram seus cílios com rímel há milhares de anos. O primeiro uso remonta a 3.000 aC no antigo Egito; a mistura era feita de antimônio - gordura animal e fuligem - e também era usada por homens.
Foto: Wikimedia Commons
Comercialização do cosmético
A mistura progrediu até a Era Vitoriana e foi finalmente inventada em 1917, quando Eugene Rimmel fez o primeiro rímel embalado.
Foto: iStock
Como é feito?
O canal no YouTube "Science Channel" viralizou recentemente com um vídeo
que revela os ingredientes, deixando muitos chocados ao saber o que há no coquetel químico.
Foto: Portal EdiCase
Quatro ingredientes básicos
O narrador do vídeo explica que o rímel contém alguns ingredientes essenciais, como cera, água, pigmento e aglutinantes.
Foto: Reprodução/YouTube/Science Channel
Início do processo
Para preparar a fase oleosa, um técnico combina quatro tipos de cera: carnaúba, candelila, cera de abelha e estearato de glicerol - um emulsificante que ajuda os ingredientes a se misturarem bem.
Foto: Reprodução/YouTube/Science Channel
Vitamina E
Em seguida, adiciona vitamina E líquida, que condiciona os cílios e confere ao rímel sua textura suave. Depois, inclui um composto químico chamado Pelemol D-2000, para tornar o rímel resistente à água.
Foto: Reprodução/YouTube/Science Channel
Cera traz o brilho
A mistureba é aquecida e quando a cera começa a derreter, elas são misturadas. A combinação produz um gel semilíquido que cobre os cílios com uma película brilhante.
Foto: Reprodução/YouTube/Science Channel
Emulsificante
Depois, prepara-se a fase hidrossolúvel, aquecendo água fria antes de adicionar um emulsificante. Isso une as fases de água e óleo quando elas são combinadas. “Sem um emulsificante, óleo e solúveis em água se separariam naturalmente”, diz o vídeo.
Foto: Portal EdiCase
Óxido de ferro
Para tornar o rímel de cor preta, um pigmento de grau cosmético de óxido de ferro preto é adicionado à água quente. O técnico então inclui um composto orgânico para equilibrar o nível de pH do produto e adiciona pó cosmético para dar aquele toque sedoso.
Foto: Reprodução/YouTube/Science Channel
Fase final
Para completar a fórmula mágica, o técnico aquece e junta as duas misturas. Depois, diversos testes de qualidade são feitos até o produto ser embalado.
Foto: Reprodução/YouTube/Science Channel
Espessura perfeita
Um dos testes, com uma máquina chamada viscosímetro, se mede a espessura para garantir que o produto não esteja muito líquido ou pegajoso. E aí, pareceu complexo?
Foto: Alto Astral
Siga Byte!
Acompanhe a editoria Byte, do Terra, para ficar por dentro de tudo sobre saúde, ciência e tecnologia.
Foto: Reprodução/YouTube/Science Channel