Desentupidor de vaso sanitário ajudou a salvar vidas

Objeto inspirou médicos a pensar em novos métodos para a ressuscitação cardiopulmonar

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A descoberta inesperada

Em 1988, um homem de 65 anos foi reanimado pelo filho com um desentupidor de banheiro no tórax, despertando a curiosidade dos médicos para novas técnicas.

Foto: Reprodução/Pixabay

Um desentupidor para cada leito

O rapaz aconselhou os médicos a colocarem um desentupidor ao lado de cada leito hospitalar. Seu pedido não foi aceito, mas o método intrigou a equipe.

Foto: Reprodução/Pixabay

RCP Neuroprotetora: o surgimento

Mais de 30 anos depois, surgiu a RCP neuroprotetora, um método inspirado pelo utensílio doméstico, melhorando a eficácia da reanimação.

Foto: Divulgação/AdvancedCPR Solutions

Como funciona?

Em vez de só pressionar o tórax para baixo com as mãos, o novo método permite que um êmbolo de silicone - como um desentupidor - force o tórax para cima e para baixo.

Foto: Reprodução/Pixabay

Investimento que salva vidas

O equipamento de RCP neuroprotetora custa US$ 20 mil (R$ 95 mil), mas pode ser usado por anos, provendo reanimação mais eficiente.

Foto: Reprodução/Pixabay

Resultados promissores

Estudos revelam que pacientes reanimados pelo novo método têm maior chance de recuperação do que com RCP tradicional: 23% com a novidade, contra 7% da convencional.

Foto: Reprodução/Pixabay

Casos de sucesso

Na Flórida, pacientes reanimados pela RCP neuroprotetora retornam aos quartéis de bombeiros para agradecer pela vida salva.

Foto: Divulgação/Pixabay

Siga o Byte

Quer saber mais sobre saúde? Vem com a gente!

Foto: Reprodução/Pixabay