Como é quase morrer?
Veja o que diz a ciência
Foto: Alexandre Lallemand/Unsplash
O limiar entre a vida e a morte
A experiência de quase morte (EQM) ocorre quando indivíduos enfrentam situações extremas, como doenças graves ou acidentes. Um exemplo é a morte clínica e, depois, a reanimação.
Foto: Chad Stembridge/Unsplash
Pesquisa reveladora
Uma pesquisa da USP analisou 350 brasileiros que passaram por EQMs. Os resultados mostram que esses episódios podem alterar profundamente a percepção da vida e da existência.
Foto: Dominik Schroder/Unsplash
Traços recorrentes
EQMs frequentemente incluem sensações de sair do corpo, atravessar túneis, encontrar entes queridos falecidos, e vivenciar revisões da vida.
Foto: Kahfiara Krisna/Unsplash
O lado sombrio
Nem todas as EQMs são pacíficas. Algumas envolvem experiências perturbadoras, onde sentimentos de medo, angústia e desconforto predominam, desafiando a compreensão psicológica.
Foto: Daoudi Aissa/Unsplash
Transformações internas
Existem relatos transcendentais, de visitas a outros planos, como também casos em que a pessoa tem a consciência de estar morto, observando o próprio corpo de cima.
Experiências assim podem provocar mudanças significativas na psique.
Foto: /Unsplash
Repensando a vida
Após uma EQM, muitos relatam um novo entendimento sobre a morte e a vida, expressando mudanças em valores, crenças e até mesmo no propósito, refletindo uma transformação íntima profunda.
Foto: Joice Kelly via Unsplash
Antes de ir...
Já que estamos falando de curiosidades sobre a vida, você sabe dizer por que os humanos não têm cauda, como alguns primatas?
Foto: Oliver Guillard/Unsplash
Siga o Byte
Nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência, tecnologia e curiosidades.
Foto: /Unsplash