Vida e Saúde Qualidade de Vida
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Qualidade de Vida
  COMPORTAMENTO
É possível aprender com o sofrimento

Sofrendo e aprendendo
» Introdução
» Aprenda com a vida
» Aprenda com os outros
» Teste: você aprende com o sofrimento?

"A primeira - e fundamental - lição que sofrimento nos dá é a de que o mundo não está aí para nos servir", afirma o psicólogo Francisco Cirilo. "A maturidade de uma pessoa deve ser medida exatamente no momento em que as coisas vão mal, pois esperar que o mundo esteja sempre de acordo com seus desejos imediatos é uma atitude infantil, embora muito comum", explica Cirilo.

Segundo ele, as dificuldades da vida - das mais corriqueiras às mais difíceis - devem ser enfrentadas com coragem e naturalidade, sem sentimentos do tipo "isto é um castigo" e sem voluntarismos. "É preciso entender os obstáculos como desafios ao nosso equilíbrio psicológico, como uma forma muito especial de conhecermos a nós mesmos - e de crescermos".

Uma atitude que ajuda a superar os problemas com mais facilidade é sempre lembrar que mesmo as decisões mais banais têm conseqüências, e que, muitas vezes, episódios que nos causam sofrimento poderiam ter sido evitados se prestássemos mais atenção às decisões que tomamos.

Laura Cánepa/Redação Terra

volta | mais artigos de Qualidade de Vida
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade