Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  VIVA MAIS
Dieta rica em peixe e soja reduz risco de morte, diz estudo
Quinta, 26 de dezembro de 2002, 17h11

Confira também
Especiais:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Notícias:
Mais sobre Qualidade de Vida
Artigos sobre longevidade
 
Um novo estudo japonês fornece mais evidências de que uma dieta rica em óleo de peixe e derivados da soja faz bem à saúde.

De acordo com a pesquisa, homens e mulheres que consumiram as maiores quantidades de soja estavam menos propensos a morrer por qualquer causa. Os ácidos graxos ômega-3 encontrados em óleo de peixe e peixes gordurosos, como salmão e cavala, também foram associados a um menor risco de morte entre mulheres, mas não entre homens.

O peixe e a soja formam a base da alimentação no Japão, país que tem a maior expectativa de vida no mundo, afirmaram os pesquisadores em uma edição recente do American Journal of Epidemiology.

Vários estudos já mostraram que uma dieta rica em soja - que contém estrogênios naturais conhecidos como fitoestrogênios - pode inibir algumas formas de câncer e diminuir o risco de doenças cardíacas. O óleo de peixe é associado a níveis reduzidos de inflamação no organismo, menor coagulação e melhora nos níveis de colesterol.

No entanto, ainda não está clara a relação entre esses compostos e a longevidade. Para investigar a questão, pesquisadores da Universidade Gifu, no Japão, revisaram registros alimentares de cerca de 30 mil adultos japoneses. Cerca de 2.000 morreram ao longo dos sete anos de duração do estudo.

Uma análise dos registros alimentares revelou que o grupo dos 25% que mais consumiam alimentos derivados da soja tinha um risco menor de morrer durante o estudo do que o grupo com o menor consumo de soja. Os ácidos graxos ômega-3 estavam associados a um menor risco de morte por todas as causas entre mulheres, mas não entre homens.

São necessárias mais pesquisas a respeito da relação entre esses compostos e doenças específicas, como câncer, derrame e doenças cardíacas, conclui a equipe de Chisato Nagata.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade