Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  VIVA MAIS
Idosos que moram em áreas arborizadas vivem mais tempo
Quarta, 27 de novembro de 2002, 11h26

Confira também
Especiais:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Notícias:
Mais sobre Qualidade de Vida
Artigos sobre longevidade
 
Os idosos que vivem em regiões com ruas arborizadas e próximas a parques com áreas verdes parecem ter longevidade maior que aqueles menos expostos ao verde, informaram pesquisadores japoneses. O motivo disso é que os idosos moradores de áreas "arborizadas" são mais propensos a responder aos apelos da vida ao ar livre, explicaram os autores.

"Acredita-se que a disponibilidade de espaços abertos para passeios perto da residência seja um estímulo a fazer caminhadas fora de casa, hábito que ajuda a manter um nível elevado de condicionamento físico", informou a equipe de Takehito Takano, da Universidade de Medicina e Odontologia de Tóquio, em Yushima (Japão). Por esse motivo, os pesquisadores recomendam aos planejadores urbanos e aos profissionais de saúde levar em consideração as necessidades dos idosos quando forem projetar cidades ou residências.

A equipe de Takano acompanhou 3.144 pessoas que viviam em áreas densamente povoadas de Tóquio e haviam nascido entre 1903 e 1918. Os idosos foram entrevistados em 1992 e, uma segunda vez, em 1997. No geral, 29 por cento das pessoas morreram durante os cinco anos de estudo, e restaram 2.211 sobreviventes, informou a equipe na edição de dezembro do Journal of Epidemiology and Community Health.

As idosas foram mais propensas a permanecerem vivas que os homens. No entanto, o estudo mostrou que tanto homens quanto mulheres tinham tendência a viver mais tempo quando moravam nas proximidades de áreas gramadas, arborizadas ou perto de parques, indicou o estudo. O impacto positivo da arborização na sobrevivência desses idosos por um período de cinco anos permaneceu válido mesmo quando os pesquisadores levaram em consideração outros fatores que influenciam a longevidade como idade, gênero, situação conjugal e posição socioeconômica, de acordo com a pesquisa. O estudo mostrou ainda que os homens foram menos propensos a sobreviver quando habitavam áreas barulhentas, com muita circulação de carros e muitas fábricas. Já as idosas mostraram uma tendência de viver mais tempo quando tinham comunicação ativa com os vizinhos e haviam relatado inicialmente preferir continuar vivendo na mesma comunidade.

O número de horas de iluminação solar nas janelas da casa pareceu influenciar a longevidade, mas apenas do homens. Quanto maior o número de horas que o sol batia na casa, maior a probabilidade de o idoso sobreviver aos cinco anos que durou a pesquisa. Os resultados sugerem que "a existência de parques e ruas arborizadas perto das residências é particularmente importante para idosos que vivem em áreas urbanas densamente povoadas," observou a equipe.

"Deveria existir uma colaboração mais intensa entre os profissionais de saúde, os construtores, os engenheiros civis, os planejadores e outros setores envolvidos nas políticas de urbanismo com a finalidade de promover a saúde de cidadãos idosos", concluíram os autores.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade