Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  VIVA MAIS
Idosos que se exercitam e bebem envelhecem mais devagar
Terça, 22 de outubro de 2002, 14h14

Confira também
Especiais:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Notícias:
Mais sobre Qualidade de Vida
Artigos sobre longevidade
 
Procurando uma maneira de se manter ativo e independente bem depois da aposentadoria? Um novo estudo descobriu que, enquanto pessoas com alguns problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e pressão alta parecem decair mais à medida que envelhecem, idosos que se exercitam regularmente e bebem socialmente parecem ser mais capazes realizar normalmente suas atividades diárias.

O hábito de beber de forma moderada e o exercício parecem reduzir a deterioração que ocorre com a idade, disse o coordenador do estudo Gerald van Belle, da Universidade de Washington, em Seattle, à Reuters Health. "Não interrompem o processo", disse ele em entrevista, "mas o tornam mais lento".

Em 1994, van Belle e colaboradores iniciaram o acompanhamento de cerca de 2.500 pessoas com idade acima de 65 anos, registradas em uma organização de apoio à saúde da região de Seattle, nos EUA. No início do estudo, nenhum dos participantes tinha diagnóstico de demência. Os voluntários foram entrevistados no início do estudo e a cada 2 anos daí em diante. As conclusões foram divulgadas na edição de setembro do Journal of the American Geriatrics Society.

No início do estudo, pessoas com determinados problemas de saúde - incluindo diabetes, pressão alta, doença cardíaca e osteoporose - tinham maior dificuldade para andar e realizar outras atividades físicas e menor capacidade para realizar atividades cotidianas.

Já os voluntários que se exercitavam pelo menos três vezes por semana ou que bebiam moderadamente - cinco ou mais doses por ano, sem nenhum problema em decorrência do álcool - tinham menor dificuldade nas suas atividades diárias e exercícios.

Os resultados não surpreenderam, de acordo com van Belle. Com o passar do tempo, no entanto, o pesquisador e seus colaboradores perceberam uma tendência interessante: pessoas que iniciaram o estudo com alguns problemas de saúde tinham uma tendência a envelhecer mais rapidamente que as pessoas saudáveis, ele disse. De acordo com o pesquisador de Seattle, suas competências já eram piores no início do estudo e foram "decaindo mais rápido". Ele disse também que "exercícios parecem dar proteção". Idosos que praticaram exercício regularmente não foram capazes de interromper o processo de envelhecimento, mas pareceram torná-lo um pouco mais lento.

A mudança em suas atividades ao longo do tempo "foi realmente menor" do que a verificada nas pessoas que não se exercitaram da mesma maneira, ele disse. Do mesmo modo, beber de forma moderada pareceu tornar mais lenta a deterioração relacionada à idade, ele disse. Ainda que vários outros estudos tenham relacionado exercício e bebida de forma moderada à boa saúde, van Belle adverte que a pesquisa não prova que essas atividades eram a causa da manutenção por mais tempo das competências dessas pessoas.

É possível, ele disse, que outras características dos que bebem moderadamente ou se exercitem contribuam para as diferenças. Van Belle e colaboradores continuam a acompanhar os participantes iniciais e esperam recrutar um "segunda onda" de outros mil idosos. À medida que o estudo prossegue, os cientistas também planejam rastrear o efeito de pequenos prejuízos cognitivos - que são menos graves que a demência, mas também causam problemas de memória e afetam outras habilidades mentais - nas atividades funcionais.

Além disso, os pesquisadores têm planos de usar os dados da farmácia da instituição de saúde que participou do estudo para rastrear os efeitos dos medicamentos nessas competências.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade