Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  SEXO E FERTILIDADE
Satisfação sexual influencia opinião sobre o relacionamento
Terça, 05 de novembro de 2002, 10h28

Confira também
Especiais:
Consultório: sexo e fertilidade
Mande sua dúvida
Tudo sobre Aids
Sexo Seguro
Aprenda a colocar a camisinha

Testes e Quiz:
Você sabe colocar a camisinha?
Você sabe se proteger?

Notícias:
Notícias sobre Aids
Notícias: Doenças do Sexo
Notícias: Sexo e fertilidade
 
As pessoas satisfeitas com o aspecto sexual do relacionamento também tendem a afirmar que estão contentes com o relacionamento em si e se sentem mais apaixonadas pelo parceiro e compromissadas com ele, segundo os resultados de um estudo realizado com estudantes universitários solteiros.

A autora da pesquisa, Susan Sprecher, da Universidade Estadual de Illinois, em Normal, descobriu ainda que as pessoas cuja avaliação sobre o relacionamento sexual melhorou ao longo do tempo se mostraram mais propensas a ver um avanço semelhante nos seus sentimentos de amor, de compromisso e de satisfação com o relacionamento. Da mesma maneira, uma diminuição na satisfação sexual foi acompanhada de uma piora nos sentimentos sobre outros aspectos da relação.

A ligação entre os sentimentos sexuais e emocionais apareceu em ambos os sexos, mas foi mais forte entre os homens que entre as mulheres, de acordo com o estudo, publicado em uma edição recente da revista Journal of Sex Research.

Sprecher obteve esses resultados a partir do acompanhamento de 101 pares não-casados que cursavam uma universidade do Meio-Oeste norte-americano.

Em 1988, os casais inicialmente completaram um questionário que avaliou o nível de satisfação deles com a natureza sexual do relacionamento -- que incluía mais do que relação sexual com penetração -- e com a relação em si. As perguntas analisaram ainda quanto os parceiros se amavam e o nível de compromisso recíproco.

Quando o estudo começou, em 1988, em geral os casais tinham 20 anos ou menos e estavam juntos havia cerca de 19 meses, em média.

Os casais responderam questionários adicionais a cada ano no decorrer dos quatro anos seguintes. Ao final da pesquisa, 59 por cento haviam se separado.

Sprecher constatou também que os pares que, no início do estudo, relataram ter maior satisfação sexual no relacionamento foram mais propensos a continuar junto depois de um ano do que os casais que informaram sentir menos satisfação sexual logo no início.

Mas a qualidade do sexo influencia a qualidade do relacionamento, ou vice-versa? Em entrevista à Reuters Health, Sprecher comentou que os resultados não indicam que um exerça maior influência sobre o outro. "Provavelmente, há uma influência recíproca", disse a pesquisadora.

Com respeito ao fato de a ligação entre a qualidade do sexo e a do relacionamento aparecer mais forte entre os homens que entre as mulheres, a pesquisadora disse suspeitar que os rapazes sejam mais propensos que as garotas a avaliar a qualidade da relação com base no sexo.

Os participantes do estudo eram relativamente jovens, e a maioria havia terminado o relacionamento ao final da pesquisa. Segundo Sprecher, a maioria dos trabalhos que acompanham casais de namorados ao longo do tempo deve encontrar uma taxa de rompimento semelhante, embora as pesquisas feitas com casais de namorados mais velhos possam chegar a resultados diferentes.

"É possível que a associação entre a satisfação sexual e a satisfação com o relacionamento diminua à medida que aumente a importância de outras fontes de satisfação -- o que pode ocorrer com a idade", observou a pesquisadora.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade