Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  SEXO E FERTILIDADE
Ácido fólico pode evitar complicação na gravidez
Sexta, 01 de novembro de 2002, 19h37

Confira também
Especiais:
Consultório: sexo e fertilidade
Mande sua dúvida
Tudo sobre Aids
Sexo Seguro
Aprenda a colocar a camisinha

Testes e Quiz:
Você sabe colocar a camisinha?
Você sabe se proteger?

Notícias:
Notícias sobre Aids
Notícias: Doenças do Sexo
Notícias: Sexo e fertilidade
 
As mulheres que usam suplementos de ácido fólico parecem ter uma redução de 50 por cento no risco de hipertensão durante cada mês da gravidez, informou um novo estudo.

A hipertensão na gravidez pode ser um sintoma de pré-eclâmpsia, problema caracterizado por inchaço, alterações visuais e outros sintomas. A complicação afeta cerca de uma em cada dez mulheres na primeira gestação.

Caso não seja tratada, a pré-eclâmpsia pode evoluir para a eclâmpsia, distúrbio potencialmente fatal em que a mulher apresenta crises convulsivas no final da gestação ou na primeira semana após o parto.

A redução do risco de hipertensão foi verificada em mulheres que usaram multivitamínicos contendo ácido fólico durante a gestação. A equipe de Sonia Hernandez-Diaz, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, em Massachusetts, admitiu que não conseguiu assegurar que o efeito protetor esteja relacionado ao ácido fólico ou a outro ingrediente dos suplementos.

Hernandez-Diaz disse à Reuters Health que, biologicamente, faria sentido que o ácido fólico combatesse a hipertensão na gravidez. Estudos anteriores demonstraram que a substância poderia ajudar a reduzir os níveis de hemocisteína, cuja alta concentração é associada à pré-eclâmpsia.

Há muito tempo, os médicos estimulam as mulheres a usar suplementos com ácido fólico antes de conceber e durante o primeiro trimestre de gestação como medida preventiva contra determinadas malformações congênitas. Hernandez-Diaz observou que os resultados do novo estudo, caso sejam confirmados por outros trabalhos, poderiam ampliar o tempo indicado para o uso do suplemento.

"Recomendaríamos o uso durante toda a gravidez, não apenas no primeiro trimestre", disse a especialista.

Os pesquisadores descobriram a relação entre ácido fólico e hipertensão na gravidez em um trabalho com mais de 2.000 mulheres, cujos filhos tinham menos de 6 meses. Os especialistas perguntaram se as mães usaram multivitamínicos com ácido fólico ou suplementos contendo apenas ácido fólico, dois meses antes de conceber e durante toda a gestação.

Quase 10 por cento das mulheres disseram que tiveram diagnóstico de hipertensão em pelo menos 20 semanas de gestação. Entretanto, para cada mês de gravidez, as usuárias de suplementos com ácido fólico pareceram ser 45 por cento menos propensas à hipertensão.

A pesquisa foi publicada na edição de novembro do American Journal of Epidemiology. Para os autores do estudo, esses resultados indicam que o ácido fólico também poderia reduzir a pressão em mulheres fora da gravidez. Quem desenvolve pré-eclâmpsia na primeira gestação geralmente apresenta doença cardíaca mais tarde, e o aumento dos níveis de hemocisteína também está associado a derrame e enfarte em adultas que não estão grávidas.

Atualmente, os pesquisadores estão discutindo o valor do ácido fólico em mulheres que não grávidas e não planejam conceber, como medida preventiva da hipertensão. Mesmo que esse estudo não tenha avaliado a possibilidade dos suplementos ajudarem a evitar a hipertensão neste grupo, Hernandez-Diaz disse à Reuters Health que "indiretamente, poderia reforçar esta hipótese".

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade