Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Cientistas descobrem proteína que regula o peso
Sexta, 27 de dezembro de 2002, 14h15

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
Cientistas identificaram duas proteínas que parecem influenciar o metabolismo e o peso corporal.

A descoberta da TIF2 e da SRC-1 pode ajudar a encontrar novas formas de combater a obesidade e a diabete tipo 2, segundo artigo publicado na revista Cell.

Ambas pertencem à mesma família e agem sobre o mesmo receptor, mas parecem ter efeitos completamente opostos sobre o metabolismo, disse o pesquisador Johan Auwerx, do Instituto de Genética e Biologia Molecular e Celular e do Instituto Clínico de Souris, em Illkirch, na França, à Reuters Health.

Para avaliar o impacto dessas duas proteínas no metabolismo, a equipe de cientistas comparou camundongos modificados geneticamente para não apresentar cópias do gene para a TIF2 a animais com duas cópias do gene.

Os pesquisadores não observaram diferenças entre os dois grupos ao alimentar os roedores com comida apropriada para camundongos. Mas, quando os animais receberam uma dieta rica em gordura, verificou-se que os camundongos sem o gene TIF2 pareceram estar protegidos contra a obesidade, enquanto os animais com duas cópias do gene engordaram.

Os camundongos sem cópias do gene para TIF2 também apresentaram taxa menor de glicose sanguínea quando em jejum do que os animais normais. Os camundongos sem TIF2 também tiveram um metabolismo mais rápido, segundo Auwerx.

Quando os pesquisadores repetiram o experimento, dessa vez desativando o gene para a proteína SRC-1 em vez do TIF2, descobriram que os camundongos sem o gene para SRC-1 tendiam a ter um metabolismo mais lento e a ser mais propensos à obesidade.

Esses experimentos demonstram que, na ausência do gene para TIF2, o gene para SRC-1 estimula o gasto de energia e a queima da gordura, explicou Auwerx.

Os pesquisadores também observaram os efeitos de uma dieta rica em gordura em camundongos normais. À medida que os roedores consumiam mais gordura, os níveis de TIF2 subiam enquanto a SRC-1 permanecia inalterada.

A nova pesquisa pode oferecer aos cientistas uma nova forma de combater a obesidade e a diabete, avaliou Auwerx.

"Pode haver implicações clínicas importantes para o tratamento da diabete tipo 2", disse o pesquisador.

Um medicamento capaz de aumentar a atividade da SRC-1 poderia proteger contra a doença sem apresentar o efeito colateral comum do ganho de peso, disse Auwerx.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade