Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Dieta rica em leite eleva risco de Parkinson entre homens
Segunda, 16 de dezembro de 2002, 13h15

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
Os homens que consomem grande quantidade de produtos à base de leite apresentam um risco um pouco maior de desenvolver o mal de Parkinson. Os laticínios, porém, não causam esse mesmo efeito entre as mulheres. Os pesquisadores afirmaram que são necessários mais estudos para confirmar esses resultados.

A equipe de Honglei Chen, da Escola de Saúde Pública de Harvard, em Boston (Massachusetts), informou que mesmo que a dieta interfira no Parkinson, provavelmente ela representa apenas um entre muitos fatores. Como consequência, a redução do consumo de laticínios pode não apenas não alterar o risco da doença entre homens, mas também aumentar a probabilidade de surgirem outros distúrbios associados ao baixo consumo de cálcio e de vitamina D.

"Como outras doenças crônicas, o Parkinson é multifatorial. Já se propuseram muitas hipóteses, mas quase todas precisam de mais evidências que mostrem sua relevância para o surgimento da doença de Parkinson em humanos. Caso realmente interfira na doença, a dieta será apenas um dos fatores que predispõem alguém a desenvolver o distúrbio", disse Chen.

O mal de Parkinson provoca tremores, rigidez muscular e problemas de locomoção. A causa subjacente é a lenta perda de neurônios que produzem dopamina, substância química que atua como um mensageiro no cérebro (neurotransmissor) e está envolvida no controle do movimento. Desde a descoberta da enfermidade, os pesquisadores não conseguem determinar a causa exata da doença. Muitos suspeitam que seja decorrente de uma combinação de fatores ambientais e genéticos, somados ao envelhecimento.

Vários estudos anteriores tentaram determinar a influência da dieta sobre a doença, mas a maioria dos trabalhos produziu resultados contraditórios.

Na mais recente investida para compreender a interferência dos alimentos no desenvolvimento do Parkinson, a equipe de Chen constatou que os homens que consumiam uma quantidade maior de laticínios corriam um risco mais elevado de desenvolver a doença. Os maiores apreciadores ingeriam ao menos três porções diárias de alimentos à base de leite, enquanto quem consumia menos tomava uma refeição por dia.

A equipe publicou os resultados do estudo na edição de dezembro do Annals of Neurology.

Embora parecesse haver uma associação forte entre o consumo de laticínios e o risco de ter o mal de Parkinson, Chen disse à Reuters Health ser necessário confirmar os resultados em outros estudos e conhecer melhor os mecanismos pelos quais esses ingredientes poderiam elevar esse risco antes que se recomende aos homens reduzir o consumo de leite.

"Até que existam mais evidências, não considero necessário reduzir o consumo de laticínios uma vez que a incidência ainda é baixa", disse Chen.

"Por outro lado, se nossos resultados forem confirmados, deveríamos reavaliar as dietas à base de leite, pois o consumo de laticínios é elevado no ocidente", explicou o pesquisador.

O trabalho da equipe teve como base a avaliação de 47.331 homens e 88.563 mulheres, realizada entre 1980 e 1998. Os pesquisadores acompanharam a alimentação dos participantes e o surgimento de Parkinson. Durante o estudo, 210 homens e 184 mulheres apresentaram a doença.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade