Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Obesidade aumenta risco de catarata, diz estudo
Quarta, 11 de dezembro de 2002, 08h51

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
As pessoas que estão acima do peso têm mais um motivo para perder alguns quilos. Agora, pesquisadores afirmam que a obesidade pode aumentar o risco de catarata, principal causa de cegueira no mundo.

As cataratas ocorrem quando proteínas começam a se acumular nas lentes dos olhos, formando uma nuvem turva que escurece a visão. Todas as pessoas apresentam uma opacidade das lentes dos olhos à medida que envelhecem.

Mas de acordo com as novas descobertas, o risco cresce em conjunto com o índice de massa corporal (IMC), medida do peso dividido pela altura ao quadrado. Um IMC inferior a 25 é considerado saudável, enquanto que a obesidade se caracteriza por um IMC de pelo menos 30. Aqueles que apresentam valores intermediários são considerados como acima do peso ou sob risco de distúrbios crônicos.

Durante a pesquisa, homens e mulheres de meia-idade com IMC igual ou superior a 30 estavam 36 por cento mais propensos a desenvolver cataratas. Não houve relação entre a obesidade e as cataratas nucleares, o tipo mais comum que afeta o centro do olho.

O risco de desenvolver uma catarata subcapsular posterior, o tipo mais incapacitante visualmente que se forma no fundo das lentes, aumentou em 68 por cento entre os obesos, de acordo com a equipe.

Não se sabe como a obesidade pode contribuir para o desenvolvimento das cataratas. Mas os pesquisadores sugerem que um mau controle dos níveis de açúcar no sangue ou níveis elevados de compostos inflamatórios no corpo podem ter um papel.

Mais pesquisas são necessárias, mas o estudo publicado no International Journal of Obesity indica que a manutenção de um peso corporal saudável pode prevenir ou adiar a manifestação de cataratas e reduzir a necessidade de cirurgia para o problema, que envolve a remoção das lentes e a substituição com um implante.

A cirurgia pode recuperar a visão, mas é cara e não está disponível em países menos desenvolvidos, segundo June M. Weintraub e colegas da Escola de Saúde Pública de Harvard, em Boston (Massachusetts). Atualmente, Weintraub trabalha no Departamento de Saúde Pública de San Francisco, na Califórnia.

"A obesidade está associada a diversas doenças crônicas e a relação causal entre a obesidade e a extração da catarata é mais uma indicação da carga da obesidade em nossa sociedade", explicou Weintraub à Reuters Health.

Segundo ela, ao saber que a obesidade pode elevar o risco de cataratas, algumas pessoas podem se motivar a controlar o peso.

O estudo envolveu mais de 130 mil adultos norte-americanos com idade igual ou superior a 45 anos que não tinham catarata no início da pesquisa. Nos 10 a 16 anos seguintes, a equipe acompanhou o desenvolvimento de cataratas e sua relação com o IMC.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade