Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Corpo queima melhor alguns tipos de gordura após exercício
Sexta, 29 de novembro de 2002, 13h56

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
A prática de exercício pode ajudar a queimar a gordura consumida e a manter a forma física mesmo horas após sair da academia, sugere um pequeno estudo.

Isso, porém, não ocorre com todos os tipos de gordura, constataram os pesquisadores. Os exercícios ajudaram a consumir as gorduras monoinsaturadas ingeridas numa refeição posterior ao treinamento, mas não produziram efeito sobre a gordura saturada. A gordura monoinsaturada é encontrada em alimentos vegetais, como o azeite de oliva, enquanto as gorduras saturadas provêm principalmente de alimentos de origem animal. O trabalho "demonstra novamente que todas as gorduras não são criadas da mesma forma, que há diferenças no metabolismo, e, de acordo com outros estudos, também nos efeitos para saúde", explicou Dale Schoeller, do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade de Wisconsin, em Madison, à Reuters Health. As conclusões da pesquisa foram publicadas na edição mais recente da revista Medicine & Science in Sports & Exercise.

Para avaliar se o processamento das gorduras consumidas em uma refeição era diferente após a prática de exercícios, a equipe realizou um estudo com sete mulheres saudáveis, moderadamente ativas e com idade média de 26 anos. O grupo foi submetido a três testes diferentes ao longo de dois dias.

No primeiro exame, as mulheres seguiram rigidamente os horários de sono e refeições. No segundo e terceiro, os horários de sono e refeições eram os mesmos, mas as mulheres fizeram exercícios leves ou intensos em uma bicicleta ergométrica durante duas horas. Também receberam um lanche na noite anterior para compensar as calorias que seriam consumidas nos exercícios do dia seguinte.

Às 10h30, meia hora após concluir o exercício ou o período de descanso, as mulheres receberam refeições contendo oleato, gordura monoinsaturada, e palmitato, gordura saturada. Em seguida, os pesquisadores coletaram amostras de ar expirado uma vez a cada hora até às 22h para avaliar como o organismo estava usando a gordura.

Após fazer exercício intenso, as mulheres oxidaram ou queimaram uma quantidade significativamente maior de oleato do que quando praticaram exercício leve ou descansaram -- mesmo o exercício leve queimou mais oleato que o descanso. Por outro lado, o metabolismo da gordura saturada foi o mesmo, independente da realização de exercício.

Quando o organismo queima gordura, ela não é estocada no corpo como tecido adiposo (gorduroso). Estudos feitos com animais já haviam demonstrado que o corpo usa gorduras monoinsaturadas e saturadas de forma diferente, após inanição ou abstinência de comida, explicou o pesquisador. No entanto, essa é a primeira pesquisa que aponta diferenças no metabolismo de gordura depois de uma refeição feita após a realização de exercícios, informou o especialista.

As conclusões oferecem "uma razão a mais para ficar longe de gorduras saturadas," que são estocadas mais rapidamente pelo corpo na forma de excesso de peso, lembrou o autor. As pessoas que pretendem manter um peso saudável devem substituir as gorduras saturadas por gorduras monoinsaturadas e fazer exercício, acrescentou Schoeller.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade