Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Um drinque por dia pode beneficiar agilidade mental, diz estudo
Sexta, 22 de novembro de 2002, 10h16

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
Os adultos de meia-idade que gostam de beber um drinque ou dois diariamente podem ter uma maior agilidade mental do que os abstêmios, de acordo com uma nova pesquisa.

O fumo, no entanto, pode frear a agilidade mental, disseram cientistas na edição de 15 de novembro do American Journal of Epidemiology.

Eles descobriram que os fumantes e abstêmios tiveram notas mais baixas em testes de agilidade e flexibilidade mental -- um efeito comparável ao de ser quatro anos mais velho.

"Certamente, os resultados dão uma motivação adicional para largar o cigarro", disse a principal autora do estudo, Sandra Kalmijn, do Centro Médico Utrecht, na Holanda, à Reuters Health.

A pesquisa, com cerca de 2.000 adultos de meia-idade, demonstrou que aqueles que relataram consumo moderado de álcool cinco anos antes tiveram melhores notas em tarefas mentais. A associação foi particularmente forte entre as mulheres.

Para o tabaco, os participantes que disseram que fumavam nos cinco anos anteriores tiveram um resultado pior nas mesmas tarefas, em comparação aos não-fumantes. Os ex-fumantes tiveram um resultado intermediário, de acordo com a equipe.

Uma pesquisa anterior indicou que beber moderadamente e largar o cigarro podem proteger contra o declínio mental relacionado ao envelhecimento. Cientistas suspeitam que efeitos sobre os vasos sanguíneos podem ajudar a explicar essas associações.

O cigarro pode levar ao endurecimento e estreitamento dos vasos sanguíneos que alimentam o cérebro. O hábito também é um fator de risco de derrame e demência vascular, uma forma de senilidade causada por um suprimento sanguíneo inadequado para o cérebro.

Acredita-se que a ingestão leve a moderada de bebidas alcoólicas beneficie o sistema cardiovascular, possivelmente melhorando os níveis de colesterol ou reduzindo coágulos sanguíneos.

Kalmijn e colegas alertaram, no entanto, que o consumo crônico e intenso de álcool pode ser tóxico para os neurônios.

Eles ressaltaram ainda que os efeitos mentais ligados ao fumo e álcool no estudo, entre pessoas de meia-idade, foram "pequenos e, para a maioria, provavelmente nem eram notáveis."

"Mas espero que essas diferenças tornem-se mais evidentes quando as pessoas ficarem mais velhas e eventualmente sejam notáveis," disse Kalmijn.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade