Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Pessoa impaciente tem o dobro do risco de ter hipertensão
Quarta, 20 de novembro de 2002, 17h36

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
Se você é impaciente ou vive sob pressão, há uma boa chance de você desenvolver hipertensão - e precocemente. Essa é a conclusão do primeiro estudo que analisou a associação entre a hipertensão e uma característica do comportamento de "tipo A" chamada impaciência/urgência de tempo, disseram pesquisadores durante o encontro da Associação Americana do Coração.

LiJing L. Yan, da Universidade Northwestern, em Chicago, e colegas analisaram 13 anos de dados de um estudo maior, chamado Cardia. A pesquisa envolveu uma amostra de cerca de 3,1 mil pessoas, entre 18 e 30 anos, que se inscreveram no Cardia em 1985. Os participantes responderam a quatro questões: Você come rápido? Você fica chateado com frequência se tem de esperar? Você se sente pressionado frequentemente? Você geralmente se sente pressionado ao final do dia?

As pessoas que estavam mais propensas a responder sim a essas perguntas tinham um risco duas a três vezes maior de desenvolver hipertensão, em comparação ao grupo mais calmo. E Yan destacou que o grupo tem hoje apenas entre 33 e 45 anos, de modo que essas pessoas estão desenvolvendo o problema em idade precoce. Muitos fatores podem contribuir para a hipertensão, como dieta, exercícios, fumo e outros aspectos de estilo de vida.

No estudo, cerca de 6 por cento dos participantes deram uma resposta afirmativa a todas as questões. Aqueles que sentiam muita impaciência ou urgência tendiam a ser de cor branca, do sexo feminino e ter maior grau de educação. Também estavam mais propensos a fumar mais, consumir mais álcool e praticar menos exercícios.

A equipe verificou, no entanto, que as mulheres brancas ainda tinham uma menor incidência de hipertensão do que os outros participantes. De acordo com Yan, isso provavelmente se deve a fatores que não estão relacionados a características da personalidade.

Os homens e mulheres negros estavam mais inclinados a desenvolver hipertensão durante a pesquisa, mas aqueles que sentiam maior urgência e impaciência tinham um risco maior de apresentar o problema.

Yan disse à Reuters Health que a equipe pretende analisar outros fatores de risco para doenças cardíacas nessa população, como os níveis de colesterol e a obesidade. É possível que as pessoas que se sentem constantemente pressionadas estejam menos propensas a comer alimentos saudáveis, o que poderia explicar parcialmente essa relação.

Mas, caso as descobertas do estudo sejam confirmadas e características de personalidade estejam realmente associadas à hipertensão, Yan afirmou que isso "indica os riscos à saúde de uma sensação constante de urgência e impaciência e padrões de comportamento de tipo A".

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade