Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Consumo de soja pode baixar a pressão arterial pós-menopausa
Quarta, 20 de novembro de 2002, 09h33

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
Comer grãos de soja tostados pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea de mulheres na pós-menopausa, informou um estudo divulgado na terça-feira.

Os resultados desse trabalho podem interessar às pacientes que buscam uma alternativa à terapia de reposição hormonal, pois pesquisas recentes demonstraram que o tratamento prolongado com hormônios aumenta o risco de desenvolver doença cardíaca e câncer de mama.

Pesquisadores do Centro Médico Diaconisa Beth Israel, em Brookline (Estado de Massachusetts), se interessaram em avaliar o grão de soja porque no Japão, onde o consumo desse alimento é elevado, as mulheres apresentam baixos índices de incidência de tumor de mama e de doença cardíaca.

Segundo os autores, o estudo, que contou com a participação de 60 mulheres durante oito semanas, mostrou que, entre as voluntárias hipertensas, a ingestão diária de meia xícara de grãos de soja tostados diminuiu a pressão sanguínea sistólica (o valor mais elevado na medição) em 10 por cento e a diastólica (o número mais baixo) em 7 por cento.

Essa redução foi de 5 por cento e 3 por cento -- respectivamente, na pressão sistólica e na diastólica -- para as mulheres com pressão arterial normal. Diminuir a pressão sanguínea ajuda a prevenir as enfermidades cardiovasculares.

De acordo com a pesquisa, apresentada durante o encontro anual da Associação Americana do Coração, o consumo de grãos de soja pareceu ser tão eficiente quanto o uso de alguns medicamentos para baixar a pressão sanguínea. Os resultados são promissores, mas ainda é necessário que um estudo maior os confirme, comentaram especialistas da associação.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade