Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Pai que realiza tarefas domésticas evita desgaste no casamento
Segunda, 18 de novembro de 2002, 11h26

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
Após o nascimento dos filhos, os pais podem ajudar a manter a harmonia conjugal executando tarefas domésticas com mais frequência, indica um nova pesquisa.

Um estudo feito por pesquisadores holandeses acompanhou durante 2 anos a rotina de casais que acabaram de ter filhos. Os cientistas descobriram maridos e mulheres frequentemente assumem os papéis tradicionais de cada gênero após o nascimento do bebê. De uma forma geral, as mulheres executam mais atividades domésticas e cuidam da criança, enquanto se afastam do trabalho de fora de casa.

Embora tanto homens quanto mulheres geralmente achassem essa divisão do trabalho "relativamente justa" -- ainda que seja mais pesada para a esposa -, as mulheres foram mais propensas a relatar um sentimento de justiça quando os seus maridos colaboravam mais nas atividades domésticas.

"O grau de contribuição do marido no trabalho doméstico é o que, na maior parte das vezes, causa o sentimento de injustiça", disse a coordenadora do estudo, Esther S. Kluwer, da Universidade Utrecht (Holanda), à Reuters Health. "Os casais devem conversar sobre esse assunto específico."

O sentimento de justiça na "divisão do trabalho" após o nascimento do bebê é vital para o casamento, afirmou Kluwer. Um cônjuge que sente estar fazendo a maior parte do trabalho dentro e fora de casa pode se tornar insatisfeito com o relacionamento.

No estudo, cerca de 300 casais que teriam seu primeiro filho responderam um questionário antes do nascimento e, novamente mais tarde, quando o bebê tinha 6 e 15 meses de idade. Os participantes relataram a quantidade de trabalho que executavam dentro e fora de casa em cada momento.

Também informavam se sentiam "privilegiados" em relação a seus cônjuges e seus colegas. Os casais também deram detalhes de como resolviam os conflitos a respeito da divisão de trabalho.

A equipe de Kluwer descobriu que a contribuição dos maridos no trabalho doméstico foi o principal fator que influenciou o sentimento de justiça das mulheres. Diferentemente dos maridos, as esposas valorizaram muito o processo de distribuição do trabalho doméstico.

"Resolver os conflitos de uma maneira construtiva é mais importante para as mulheres do que para os homens", disse Kluwer. "O marido deve se sentar e conversar com sua esposa sobre esse assunto."

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade