Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Estresse crônico afeta sistema de defesa do organismo
Quinta, 07 de novembro de 2002, 11h25

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
Um estudo feito com pais de crianças em tratamento para combater o câncer sugere que o estresse crônico pode dificultar a resposta antiinflamatória natural do organismo.
Diversas pesquisas anteriores haviam associado o estresse à ocorrência de uma grande variedade de enfermidades, como infecções das vias aéreas superiores, progressão da doença cardíaca e doenças auto-imunes, segundo a equipe de Gregory E. Miller, da Universidade de Washington, em St. Louis (Estado de Missouri).

Para compreender melhor a relação entre o estresse e o funcionamento do sistema imunológico, Miller e colaboradores estudaram os efeitos do hormônio do estresse sobre as células brancas do sangue, usadas pelo organismo no combate a infecções. Componentes do sistema imunológico, as células brancas normalmente se concentram na região da infecção ou de uma lesão e ali liberam substâncias químicas chamadas citoquinas para defender o organismo de invasores, num processo conhecido como inflamação.

Embora ajude a combater a infecção, o processo inflamatório, se intenso, pode ser prejudicial para o corpo. Por isso, ele é naturalmente interrompido pelo organismo, quando os níveis do hormônio cortisol, o hormônio do estresse, começam a aumentar.

No estudo atual, a equipe de Miller coletou amostras de sangue de 25 pais sob intenso estresse, pois tinham crianças com câncer, e comparou a resposta das células brancas dessas pessoas com a de 25 pais de crianças saudáveis. Apesar do estresse, todos os pais tinham boa saúde, segundo o artigo publicado na edição de novembro da revista Health Psychology.

Os pesquisadores trataram as células com um hormônio sintético para simular o processo que ocorre no organismo. Constatamos que as células brancas do sangue dos pais sob estresse respondiam menos ao hormônio e, desse modo, apresentavam probabilidade menor de interromper um processo inflamatório, disse Miller em uma entrevista à Reuters Health.

"As células (dos pais sob estresse) continuaram a produzir citoquinas", afirmou o coordenador do estudo. Os resultados realçam o fato de o "estresse poder interferir na capacidade do organismo de interromper a própria resposta inflamatória", comentou Miller.

A boa notícia, segundo o pesquisador, é que os pais que relataram ter "um bom sistema de apoio" mostraram uma resposta imunológica semelhante à dos pais não submetidos ao estresse. Os pais que relataram receber ajuda, como ter alguém para auxiliar os outros membros da família, apresentaram respostas imunológicas semelhantes às de pais não-estressados, explicou Miller.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade