Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Só a expectativa por uma boa risada já é benéfica para a saúde
Quinta, 07 de novembro de 2002, 09h06

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
Rir pode ser o melhor remédio, mas até mesmo a expectativa de uma boa gargalhada pode reforçar o sistema imunológico e reduzir o estresse, disseram pesquisadores norte-americanos na quarta-feira. Só a antecipação de um evento alegre e engraçado pode elevar os níveis de endorfinas e outros hormônios que induzem o prazer e o relaxamento e diminuir a produção de hormônios do estresse, de acordo com uma equipe da Universidade da Califórnia em Irvine.

"É verdade", afirmou Lee Berk, professor assistente de medicina familiar e pesquisador de medicina complementar e alternativa que liderou o estudo.

"Essa pesquisa mostra que mesmo saber que você estará envolvido em um evento positivo com a antecedência de dias reduz os níveis de hormônios do estresse no sangue e aumenta as taxas de substâncias químicas conhecidas por ajudar no relaxamento", disse ele.

A equipe analisou 16 homens que concordaram que um certo vídeo era engraçado. Metade foi informada com três dias de antecedência que iria assistir à fita.

Os participantes que sabiam com antecedência que veriam o vídeo começaram a apresentar alterações biológicas imediatamente, informou Berk em um encontro da Sociedade de Neurociência, em Orlando.

Quando os homens assistiram à fita, os níveis de cortisol, um hormônio do estresse, caíram 39 por cento, segundo o cientista. A adrenalina diminuiu 70 por cento. Já os níveis do hormônio endorfina, ligado à sensação de bem-estar, aumentaram 27 por cento e as taxas de hormônio do crescimento subiram 87 por cento.

"O hormônio do crescimento é muito benéfico para o sistema imunológico."

Tudo isso indica que a antecipação de um evento engraçado pode reduzir o estresse e estimular o sistema de defesa, de acordo com Berk.

Essa é a primeira vez que um grupo demonstra que a antecipação de um evento engraçado provoca mudanças saudáveis no organismo, informou o pesquisador.

"Você fica pensando no assunto o dia todo, por isso, tem uma alteração na biologia antes mesmo de chegar lá", explicou ele. "Isso é terapêutico."

Berk disse que a descoberta reforça o conselho de que as pessoas devem rir um pouco para viver mais. "A antecipação é metade ou dois terços da diversão."

Reuters

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade