Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Comer peixe uma vez por semana reduz risco de demência
Sexta, 25 de outubro de 2002, 10h08

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
Comer peixe uma vez por semana pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver o mal de Alzheimer e outras formas de demência, disseram cientistas franceses nesta sexta-feira.

Depois de estudar as dietas de mais de 1.600 idosos que viviam na região sul da França, os pesquisadores verificaram que após sete anos as pessoas que comiam mais peixe tinham menos sinais de demência.

"Os idosos que comem peixe ou frutos do mar ao menos uma vez por semana têm um risco menor de desenvolver demência, incluindo Alzheimer", disse Pascale Barberger-Gateau, da Universidade Victor Segalen, em Bordeaux.

O peixe é rico em ácidos poliinsaturados que, segundo Barberger e sua equipe, poderiam reduzir a inflamação no cérebro. Essas substâncias também podem ter um impacto sobre o desenvolvimento cerebral e a regeneração das células nervosas.

Outros estudos médicos demonstraram que o consumo regular de peixe poderia diminuir significantemente o risco de morte por enfarto.

Os cientistas, que relataram suas descobertas ao British Medical Journal, afirmaram não ter encontrado nenhuma ligação notável entre a ingestão de carne vermelha e o risco de demência.

A doença de Alzheimer é a principal causa de demência entre idosos e afeta cerca de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. O ex-presidente norte-americano Ronald Reagan e o ator Charlton Heston fazem parte dessa cifra.

Ainda não se conhece uma cura para a enfermidade, que é progressiva e debilita a memória a capacidade mental das vítimas.

Reuters

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade