Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Dieta pobre em carboidratos é segura a curto prazo, diz estudo
Terça, 22 de outubro de 2002, 07h54

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
As pessoas que seguem um dieta com baixo teor de carboidratos e rica em proteínas por seis meses podem perder mais peso do que os usuários de uma dieta-padrão com pouca gordura. Além disso, elas parecem não apresentar problemas cardiovasculares.

Entretanto, Bonnie J. Brehm, da Universidade de Cincinnati, em Ohio, disse à Reuters Health que, apesar dos benefícios aparentes da dieta com pouca quantidade de carboidratos e rica em proteínas (da sigla em inglês LCHP), esta opção pode não ser saudável a longo prazo.

Seguir a dieta por três ou quatro meses pode ser bom, disse Brehm. "A longo prazo? Não sabemos", acrescentou a pesquisadora.

Um exemplo da dieta LCHP é a dieta Atkins, que ficou popular na década de 70. Evidências limitadas sugerem que ela poderia ajudar a perder peso, mas muitos especialistas continuam preocupados com os efeitos a longo prazo, que incluiriam altos níveis de gordura e colesterol.

O estudo teve como base os resultados obtidos com 53 mulheres obesas. Metade do grupo seguiu a dieta LCHP, em que menos de 10 por cento das calorias têm como origem os carboidratos. O restante seguiu uma dieta-padrão com baixo teor de gordura, em que a gordura corresponde apenas a 30 por cento das calorias totais. Os dois grupos consumiram a mesma quantidade diária de calorias.

Após seis meses, a equipe verificou que o grupo da dieta LCHP perdeu 5 quilos de peso corporal e 3 quilos de gordura corporal a mais do que o grupo da dieta com baixo teor de gordura. A pressão sanguínea e o nível de açúcar no sangue -- indicadores de aumento do risco para doenças cardiovasculares -- estavam no índice de variação normal para os dois grupos.

Os autores do estudo informaram que o grupo da dieta LCHP consumiu uma quantidade menor de carboidratos e fibras e um volume maior de proteínas, gordura e colesterol, em comparação ao grupo da dieta com baixo teor de gordura. As descobertas foram apresentadas no domingo, durante o 85o Encontro Anual da Associação Americana de Dietistas (ADA). O grupo representa nutricionistas e dietistas licenciados.

Por que uma dieta aparentemente prejudicial não afeta os indicadores de risco cardiovascular? Brehm disse à Reuters Health que os benefícios de perder mais peso poderia superar as desvantagens associadas ao alto consumo de colesterol e gordura. "Talvez a perda de peso provoque os resultados positivos nos fatores de risco cardiovascular, não seja dependente da dieta", disse a pesquisadora.

Mesmo que a dieta LCHP tenha ajudado a perder mais peso que o regime de pouca gordura, Brehm advertiu sobre a necessidade de mais pesquisas antes dos consumidores considerarem esse programa como seguro e efetivo. "São necessárias mais pesquisas antes de pensar em fazer qualquer recomendação", disse a especialista.

O estudo foi financiado pela Associação Americana do Coração.

Em entrevista à Reuters Health, Meir Stampfer, da Universidade de Harvard, disse que o estudo foi bem feito, mas o período de seis meses não é suficiente para determinar se a dieta LCHP é segura a longo prazo.

Ele lembrou que as dietas com pouca gordura não são satisfatórias, pois muitos carboidratos -- fonte comum de alimentos com pouca gordura -- provocam aumento e queda rápidos do nível de açúcar no sangue, deixando a pessoa com fome mais rápido do que após o consumo de proteínas e outros alimentos com o mesmo teor de calorias.

A alternativa não deve ser uma dieta rica em proteínas e gordura. Stampfer recomenda que as pessoas tenham uma dieta balanceada com níveis moderados de proteína e gordura.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade