Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Melhora na qualidade do ar pode salvar vidas, dizem estudos
Sexta, 18 de outubro de 2002, 15h53

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
Uma melhora na qualidade do ar, por meio da redução da poluição causada pelos engarrafamentos e pela queima de carvão, pode salvar vidas, segundo dois novos estudos. Desde que as autoridades de Dublin, na Irlanda, proibiram a venda de carvão na década de 90, as mortes por câncer de pulmão e doenças cardíacas diminuíram.

"Estimamos que ocorreram 243 mortes por doenças cardiovasculares a menos e 116 por problemas respiratórios a menos anualmente em Dublin desde que as vendas de carvão foram banidas", disse o professor Luke Clancy, do Hospital St. James. "Essas mudanças foram observadas logo após a introdução da proibição."

Clancy e sua equipe analisaram o impacto sobre as taxas de mortalidade na capital irlandesa seis anos antes e seis depois da proibição. Segundo os resultados da pesquisa, publicados na revista científica The Lancet, houve uma redução de 15 por cento nas mortes por enfermidades respiratórias e de 10 por cento em relação às doenças cardiovasculares.

Em um outro estudo na mesma publicação, pesquisadores holandeses mostraram que pessoas expostas à fumaça dos veículos durante um longo período podem ter uma expectativa de vida menor do que outras. Os idosos que viviam próximos a uma avenida movimentada com elevada concentração de poluentes estavam cerca de duas vezes mais propensos a morrer de doenças cardíacas ou pulmonares, de acordo com o estudo conduzido pelo médico Gerard Hoek, da Universidade Utrecht.

"Essas pesquisas, que confirmam o que já se sabia anteriormente, fornecem provas suficientes para forçar a implantação de medidas de redução de partículas poluentes", afirmou Annette Peters, do Centro de Pesquisa Nacional para o Ambiente e a Saúde, em Neuherberg, Alemanha. Em um comentário na revista, ela acrescentou que as emissões de veículos e da queima de carvão são as maiores causas da poluição atmosférica em todo o mundo.

Reuters

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade