Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Óleo de peixe pode aliviar sintomas da depressão
Sexta, 18 de outubro de 2002, 10h20

Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
Suplementos diários de ácido graxo ômega-3 - encontrado no peixe e óleo de peixe - podem ajudar a aliviar os sintomas de depressão em pacientes que não respondem aos antidepressivos, indica um novo estudo.
Malcolm Peet, do Hospital Swallownest Court, em Sheffield (Inglaterra) e um colega verificaram que pacientes deprimidos que receberam uma dose diária de 1 grama do ácido graxo ômega-3, durante 12 semanas, tiveram redução de sintomas como tristeza, ansiedade e problemas no sono.

O único efeito colateral do tratamento pareceu ser problemas gastrointestinais. Para Peet e David F. Horrobin, da empresa Laxdale Research, em Stirling (Escócia), esses problemas foram "moderados".

Todos os pacientes experimentaram outros medicamentos antes da participação nesse estudo, incluindo os inibidores seletivos de recaptação de serotonina, como Prozac, e um grupo de remédios mais antigos, chamados antidepressivos tricíclicos. Os dois tipos são considerados tratamentos-padrão para a depressão.

Essa não é a primeira pesquisa a sugerir que os ácidos graxos ômega-3, como o ácido eicosapentanóico (EPA) usado nesse experimento, podem ajudar pacientes com distúrbios psiquiátricos.

Pesquisas anteriores indicaram que o equilíbrio dos ácidos graxos ômega-3 no cérebro poderia ser perturbado em pessoas com depressão. Outros estudos demonstraram que suplementos com óleo de peixe podem ajudar a aliviar os sintomas de esquizofrenia e distúrbio bipolar.

Além disso, pesquisadores verificaram que pessoas deprimidas ou afetadas por doenças cardiovasculares e outros problemas relacionados à depressão têm níveis sanguíneos relativamente baixos de ácidos graxos ômega-3.

No novo estudo, publicado na edição de outubro do Archives of General Psychiatry, a equipe pediu que 70 pacientes deprimidos não beneficiados por tratamentos anteriores tomassem uma dose diária de 1, 2, ou 4 gramas de EPA ou placebo, durante 12 semanas.

Os pesquisadores verificaram que o grupo que recebeu uma dose diária de 1 grama de EPA apresentou melhora em todos os aspectos medidos da depressão, incluindo tristeza, ansiedade, libido baixa e tendência suicida. No grupo tratado com dose de 1 grama diária, 69 por cento dos pacientes tiveram uma redução de 50 por cento dos sintomas de depressão, comparados a 25 por cento do grupo do placebo.

"O efeito da forma de EPA usada no estudo é aplicado a todos os componentes importantes da síndrome depressiva, sendo verificado igualmente na avaliação do paciente e do médico", observou a equipe.

Peet e Horrobin não observaram nenhuma melhora nos pacientes que receberam doses maiores de ácidos graxos, comparados ao grupo do placebo. Eles acreditam que o resultado pode estar associado ao pequeno número de pessoas no grupo de 2 ou 4 gramas diárias.

"Mesmo que tenha existido uma tendência significativa de eficácia no grupo da dose diária de 4 gramas, estudos maiores seriam necessários para elucidar possíveis efeitos benéficos de dosagens maiores", observaram os autores.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade