Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  SAÚDE DA MULHER
Café pode reduzir risco de cálculo biliar em mulheres
Quinta, 05 de dezembro de 2002, 09h03

Confira também
Especiais:
Anorexia e Bulimia
Osteoporose
Mitos sobre anticoncepcionais
Aprenda a fazer o auto-exame

Boa forma:
Você está acima do peso?
Especial: entre em forma!
Fotos e vídeos: séries de exercício

Todas as notícias relacionadas
 
Além de ficarem mais dispostas, as mulheres que bebem muito café também podem reduzir o risco de cálculos biliares, indica uma nova pesquisa.

O grande estudo com enfermeiras norte-americanas verificou que as mulheres que bebiam pelo menos quatro xícaras de café diariamente estavam cerca de 25 por cento menos propensas a precisar de cirurgia para cálculos biliares do que aquelas que não tomavam café. Esse padrão havia sido comprovado anteriormente em estudos com homens.

A redução do risco, no entanto, não foi observada entre mulheres que bebiam café descafeinado, o que sugere que a cafeína pode ser uma fonte potencial de proteção contra cálculos biliares, de acordo com os autores da pesquisa, liderados por Michael F. Leitzmann, da Universidade de Harvard, em Boston, Massachusetts.

"Esses dados indicam que o consumo de café pode influenciar na prevenção de cálculos biliares sintomáticos em mulheres", afirmou a equipe na edição de dezembro da revista Gastroenterology.

Leitzmann destacou em um comunicado que "as mulheres não devem começar a beber café apenas para prevenir cálculos biliares."

Os cálculos biliares são massas sólidas que consistem em colesterol, sais de cálcio ou bile que se formam na vesícula biliar, que armazena bile do fígado. Pequenos cálculos podem ser assintomáticos, mas os grandes podem bloquear a entrada da vesícula biliar, causando dor e inflamação. As mulheres têm um risco duas vezes maior de desenvolver cálculos biliares do que os homens.

Na nova pesquisa, os pesquisadores acompanharam mais de 80 mil mulheres de meia-idade durante 20 anos. Eles rastrearam o consumo de café e outras bebidas com cafeína e verificaram se as participantes tiveram de ser submetidas à cirurgia da vesícula biliar -- um sinal de que tinham cálculos biliares sintomáticos.

Durante o estudo, 7.811 mulheres foram submetidas à cirurgia de remoção de vesícula biliar. Mas, quanto mais café as participantes consumiam, menor era o risco de cirurgia. Aquelas que tomavam quatro ou mais xícaras de café por dia tiveram o menor risco, de acordo com a pesquisa.

O chá não teve o mesmo efeito protetor, segundo os pesquisadores. Mas eles destacaram que não conseguiram distinguir os chás que continham ou não cafeína. A equipe verificou ainda que as mulheres que bebiam a maior quantidade de refrigerantes cafeinados pareceram ter um risco maior de cirurgia de vesícula biliar do que as que bebiam menos.

Consequentemente, embora comparações entre o alto consumo de café normal e descafeinado a longo prazo indiquem que a cafeína pode proteger contra problemas de vesículas biliares, outros ingredientes podem ser responsáveis, disseram Leitzmann e colegas.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade