Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  SAÚDE DA MULHER
Anticoncepcional pode favorecer desenvolvimento do câncer de mama
Quarta, 04 de dezembro de 2002, 10h26

Confira também
Especiais:
Anorexia e Bulimia
Osteoporose
Mitos sobre anticoncepcionais
Aprenda a fazer o auto-exame

Boa forma:
Você está acima do peso?
Especial: entre em forma!
Fotos e vídeos: séries de exercício

Todas as notícias relacionadas
 
As pílulas anticoncepcionais podem ser um fator desencadeante do câncer de mama em algumas mulheres, disse hoje, terça-feira, um grupo de pesquisadores.

Em estudo internacional publicado na revista Journal of the National Cancer Institute, os pesquisadores indicaram que as mulheres com uma mutação do gene BRCA 1 têm entre 50 e 80 por cento a mais de possibilidades de desenvolver câncer de mama. O estudo revelou que as mulheres com esse gene têm ainda mais chances de desenvolver câncer de mama se tomarem pílulas anticoncepcionais.

O relatório acrescenta que elas tem uma maior tendência a desenvolver o câncer de mama ainda antes de completarem 40 anos. Até agora o consumo de anticoncepcionais havia sido vinculado a um pequeno aumento no risco do câncer de mama, assim como a uma diminuição na incidência do risco de câncer de ovário.

No entanto, era totalmente desconhecida a relação entre os anticoncepcionais e a mutação genética. "Sugiro que as mulheres que tenham mutações BRCA 1 não usem pílulas anticoncepcionais antes de completarem 25 anos", disse em comunicado o diretor do estudo, o médico Steven Narod, da Universidade de Toronto, no Canadá.

Narod e seus colegas estudaram 2.622 mulheres de 11 países com mutações nos genes BRCA 1 e BRCA 2. O grupo estava dividido em 1.311 que nunca tiveram problemas de câncer de mama e outras 1.311 que haviam sobrevivido a essa doença.

Foram formadas duplas com antecedentes médicos semelhantes (incluindo o consumo de tabaco) para que a única diferença fosse o uso de pílulas anticoncepcionais. Nas mulheres com o gene BRCA 2 não foi percebida nenhuma influência dessas pílulas na incidência de câncer, mas naquelas com o gene BRCA 1 o risco da doença aumentou em um terço, indicou o estudo.

O estudo descobriu que houve uma maior incidência de câncer em mulheres que começaram a usar a pílula anticoncepcional antes de 1975, quando esta continha uma quantidade maior de estrogênio. No entanto, o estudo também indicou que as mulheres de idade avançada e com a mutação do gene BRCA 1 podem utilizar os anticoncepcionais sem aumentar o perigo de sofrer câncer de mama.

"O uso dos anticoncepcionais orais depois dos 30 anos provavelmente não aumenta o risco de câncer de mama em quem tiver mutação BRCA 1. Elas podem consumir sem problemas para reduzir o perigo de câncer de ovário", disseram os cientistas no relatório sobre seu estudo.

EFE

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade