Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  SAÚDE DA MULHER
Vitaminas e hormônios não impedem doença cardíaca em mulheres
Quarta, 20 de novembro de 2002, 17h38

Confira também
Especiais:
Anorexia e Bulimia
Osteoporose
Mitos sobre anticoncepcionais
Aprenda a fazer o auto-exame

Boa forma:
Você está acima do peso?
Especial: entre em forma!
Fotos e vídeos: séries de exercício

Todas as notícias relacionadas
 
Mulheres na pós-menopausa que sofrem de doença cardíaca não são beneficiadas pelo uso de suplementos vitamínicos, que podem, ao contrário, elevar o risco de bloqueios arteriais, disseram pesquisadores.

Ao analisar 423 mulheres durante o estudo de quatro anos e meio, cientistas verificaram que as que tomavam suplementos com as vitaminas antioxidantes E e C para ajudar a aliviar os sintomas da pós-menopausa tinham constrição arterial (redução na circunferência das artérias) maior do que aquelas que ingeriram placebo.

A mesma tendência também foi notada entre as participantes que recebiam a terapia de reposição hormonal (TRH) e aquelas que tomavam uma combinação de TRH e os suplementos vitamínicos. A TRH é prescrita para amenizar os sintomas da pós-menopausa, como osteoporose, ondas de calor e falta de lubrificação vaginal.

Um estudo amplamente divulgado em julho mostrou que o uso a longo prazo da TRH eleva o risco de doença cardíaca, câncer e derrame, contrariando as crenças anteriores de que os hormônios protegeriam contra enfermidades coronárias.

"Os resultados deste experimento acrescentam mais evidências de que nem a TRH nem suplementos de vitamina antioxidante impedem o progresso da doença coronária em mulheres na pós-menopausa", disse o médico David Waters, do Hospital Geral San Francisco, na edição desta semana do Journal of the American Medical Association.

Na pesquisa, foram usadas 400 unidades de vitamina E e 500 miligramas da C. Ambas as vitaminas têm propriedades antioxidantes que podem impulsionar o sistema imunológico e quebrar os radicais livres, que estão associados a várias doenças, incluindo o câncer.

Vinte e seis por cento das pacientes que usavam as vitaminas morreram, sofreram um enfarte não-fatal ou tiveram um derrame. O mesmo aconteceu com um número similar das que usavam a TRH.

Waters considerou "surpreendente" a descoberta da mortalidade ligada à ingestão de vitaminas. Embora sejam necessários mais estudos, ele desaconselhou o uso da TRH e de doses elevadas das vitaminas por mulheres.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade