Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  DOENÇAS
Osteoporose: prática de ginástica competitiva aumenta massa óssea
Sábado, 19 de outubro de 2002, 16h22

Confira também
Todas as notícias relacionadas
 
As garotas praticantes de ginástica adquirem massa óssea num taxa superior à média, segundo os resultados de um pequeno estudo. Essa constatação reforça a idéia de que fazer exercícios com peso ao longo da vida pode reduzir o risco de fragilidade óssea.

Os pesquisadores verificaram que as meninas que faziam ginástica competitiva apresentaram ganho maior de densidade óssea e de massa corporal magra (músculos) num período de três anos que as garotas que não eram ginastas.

Os ginastas adultos também têm massa óssea superior à média, e os resultados do novo estudo sugerem que essa característica pode ser decorrente de ganhos ocorridos durante a infância e adolescência, informaram os autores do trabalho.

Esse acúmulo precoce de densidade óssea pode proteger contra fraturas no decorrer da vida, afirmou a equipe em edição recente do Journal of Pediatrics.

Nos Estados Unidos, estima-se que metade das mulheres com mais de 50 anos sofram fraturas por causa da osteoporose, distúrbio que enfraquece os ossos. Para os especialistas, uma forma de evitar a doença é acumular massa óssea na juventude por meio da prática de exercícios regulares, particularmente de atividades de "alta carga", que colocam mais pressão sobre o trabalho ósseo. A ginástica é uma destas atividades.

No novo estudo, a equipe de Emma M. Laing, da Universidade da Geórgia, em Athens, acompanhou sete ginastas e dez meninas que não praticavam essa atividade, durante três anos. No começo do estudo, as garotas dos dois grupos tinham cerca de 11 anos e peso e altura semelhantes. Quem não fazia ginástica praticava outras atividades como basquete, softball (versão feminina do beisebol), futebol ou tênis.

As ginastas apresentaram densidade óssea maior no quadril, na região inferior da coluna vertebral e no fêmur, além de porcentagem menor de gordura corporal. Durante os três anos, as ginastas acumularam densidade óssea em várias regiões do corpo em taxas maiores que as outras garotas.

Não houve diferença entre os grupos com relação a consumo de cálcio, outro fator importante para a aquisição de massa óssea, observaram os pesquisadores.

De acordo com os autores do estudo, pesquisas anteriores sugeriram que as ginastas têm densidade óssea superior à média, apesar de realizarem dieta rigorosa e de apresentarem problemas relacionados à prática do esporte como atraso no crescimento e menstruação irregular - fatores que podem indicar problemas para os ossos.

A equipe sugeriu que o maior acúmulo de músculos das ginastas, capaz de exercer força sobre o osso durante a contração, pode explicar os ossos mais fortes.

Leia mais sobre osteoporose.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade