Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  DOENÇAS
Osteoposore: a irregularidade menstrual é fator de risco
Sábado, 19 de outubro de 2002, 16h21

Confira também
Todas as notícias relacionadas
 
Um estudo mostra que as mulheres jovens que não têm ciclos menstruais normais, sem ocorrência de gravidez, podem estar desenvolvendo insuficiência prematura do ovário e devem procurar um médico o mais rápido possível.

A insuficiência prematura do ovário ocorre quando param de produzir hormônios precocemente, normalmente antes dos 40 anos. As mulheres com o problema deixam de menstruar e apresentam maior perda óssea ao longo do tempo, o que eleva o risco de osteoporose e fraturas ósseas.

Cerca de 1% das norte-americanas sofrem de insuficiência do ovário aos 40 anos, de acordo com um comunicado dos Institutos Nacionais de Saúde, que financiaram o novo estudo. Os resultados mostraram que a maioria das mulheres com a doença pode não perceber a ausência da menstruação como importante do ponto de vista médico, o que atrasa o diagnóstico da insuficiência prematura do ovário e o tratamento para prevenir a perda óssea.

"Como a falta da menstruação é um sintoma comum em mulheres jovens, é compreensível que mais de metade das pacientes não estava preocupada no começo", disse Lawrence Nelson, do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (NICHD), em Bethesda (Maryland). "Mas o atraso na avaliação e no tratamento da insuficiência do ovário pode colocar mulheres jovens sob risco maior de osteoporose nos anos seguintes", explicou ele.

Para entender melhor o reconhecimento e o diagnóstico da doença, a equipe entrevistou 48 mulheres diagnosticadas com insuficiência prematura do ovário. A idade média das participantes foi de 34 anos. Noventa e dois por cento disseram que um distúrbio no ciclo mentrual foi o primeiro sintoma da insuficiência prematura do ovário, de acordo com o estudo publicado na edição de maio da revista Obstetrics & Gynecology.

Entretanto, metade afirmou que não acreditava que o fato de não menstruar era uma questão de saúde importante, nem achava que o ovário é uma fonte importante de hormônios. Quarenta e seis por cento achavam que sabiam pouco sobre a saúde menstrual, indicou a pesquisa.

Mais da metade das mulheres procurou três ou mais médicos antes de receber o diagnóstico de insuficiência prematura do ovário. E uma em quatro mulheres disse que levou mais do que cinco anos para ser diagnosticada com a doença, de acordo com os autores da pesquisa. "Diversas mulheres disseram que, olhando para trás, gostariam de ter procurado um médico antes e de ter sido mais insistentes na necessidade de um exame laboratorial precocemente", disseram eles.

Em um comunicado, Nelson ressaltou que é relativamente fácil detectar a insuficiência do ovário com um exame de sangue para FSH, um hormônio reprodutivo. "Ao lidar com a osteoporose, um pouco de prevenção vale a pena." "Essas descobertas sugerem que as mulheres e os médicos podem querer pecar pela prevenção e avaliar irregularidades menstruais precocemente", disse Duane Alexander, diretor do NICHD.

Leia mais sobre osteoporose.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade