Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  SAÚDE DO BEBÊ E DA CRIANÇA
Muco cervical é indicador confiável de fertilidade, diz estudo
Segunda, 25 de novembro de 2002, 20h41

Confira também
Especiais:
Exames e vacinas para toda a vida
Tudo sobre gravidez e bebês
Tudo sobre saúde da criança

Todas as notícias relacionadas
 
Durante décadas, especialistas em fertilidade disseram às mulheres interessadas em engravidar - ou em evitar uma gravidez - que o muco cervical indica qual é o momento mais favorável para a concepção. Uma nova análise demonstra que, em 98 por cento dos casos, o "pico" da secreção ocorre em uma janela de quatro dias englobando o período da ovulação.

O muco é liberado na vagina e tende a apresentar alterações na quantidade e consistência durante o período em que a mulher está ovulando, sendo de fácil verificação.

Os resultados sugerem que a técnica é mais precisa do que alguns outros métodos usados para determinar a fertilidade, como medir pequenas alterações na temperatura corporal, disse à Reuters Health Richard J. Fehring, da Marquette University, em Milwaukee (Wisconsin), nos EUA.

No entanto ele observou que avaliar a produção de muco cervical pode ser um meio menos exato do que utilizar testes comerciais que analisam os níveis de um determinado hormônio presente na urina feminina, que tende a aumentar no dia anterior à ovulação. "A vantagem da auto-observação do muco é que ela é grátis", lembrou Fehring.

Geralmente, as mulheres têm uma janela mensal de seis dias em que podem ficar grávidas, explicou o cientista. "O muco cervical parece atingir sua qualidade máxima dois dias antes da ovulação que, segundo as pesquisas mais recentes, são os mais férteis do ciclo feminino", explicaram os pesquisadores.

Dessa forma, o dia em que ocorre o pico no muco cervical sinaliza o princípio do final do período em que a mulher pode conceber, disse o pesquisador. Os casais que querem ter filhos deveriam fazer sexo nos dias anteriores ao pico de produção e nos seguintes, enquanto os que desejam evitar filhos deveriam esperar até quatro dias após o aumento na produção do muco, informou Fehring, em artigo publicado na revisa Contraception.

Quanto mais uma mulher monitora a quantidade de muco existente na vagina e as alterações que ocorrem durante o mês, mais capaz se torna de prever os períodos mais férteis, explicou o pesquisador.

"No pico de fertilidade, o muco é muito viscoso, e a mulher perceberá a umidade e viscosidade na vulva. A maioria notará a presença de um tipo de muco muito volumoso, viscoso, claro e semelhante a clara de ovo. Após a ovulação, o colo do útero se fecha e resseca e a mulher sentirá novamente uma sensação de secura e saberá que não está mais fértil", disse o pesquisador.

Fehring analisou quatro estudos em que voluntárias observaram a produção de muco cervical durante um mês e as alterações nos níveis do hormônio usado para diagnosticar a gravidez em exames de urina. O estudo incluiu informações sobre 108 ciclos menstruais de 53 pacientes.

Os pesquisadores explicaram que os níveis de muco aumentam em resposta a variações no nível de estrogênio, que ocorrem quando o óvulo feminino está pronto para ser fertilizado pelo espermatozóide. O muco contém substâncias que permitem que o espermatozóide sobreviva no ambiente hostil da vagina por tempo suficiente para fertilizar o óvulo.

Quando o colo do útero abre no momento de maior fertilidade, aquele muco viscoso será liberado em grande quantidade, permitindo que sinta a mudança na vagina, explicou Fehring.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade