Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  CÂNCER
Teste de componente do vinho como anticâncer começa em 2003
Terça, 05 de novembro de 2002, 19h09

Confira também
Todas as notícias relacionadas
 
Cientistas na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos anunciaram, na terça-feira, planos de iniciar um estudo sobre uma possível droga para prevenir o câncer feita a base de resveratrol, um composto natural encontrado no vinho tinto.

Pesquisadores da Universidade de Leicester, na Inglaterra, e da Universidade de Michigan, nos EUA, vão começar a testar tabletes de resveratrol puro em voluntários saudáveis no início do próximo ano, informou a instituição britânica em um comunicado.

O professor Will Steward, da Leicester, disse que a substância é encontrada no amendoim, na casca da uva e no vinho, especialmente no tinto.

"O consumo de resveratrol é citado como umas das possíveis explicações para a baixa incidência de doença cardiovascular no sul da Europa, onde se bebe muito vinho tinto", afirmou o cientista. "O resveratrol também mostrou atividade antiinflamatória e anticâncer em modelos experimentais."

Segundo o professor, como a substância parece ser útil na prevenção do câncer, o Instituto Nacional de Câncer dos EUA financiaria "estudos clínicos de comprimidos de resveratrol puro em voluntários saudáveis e pacientes no estágio inicial da doença".

Os 20 voluntários saudáveis vão receber inicialmente um comprimido de 0,5 grama de resveratrol, quantidade equivalente à presente em várias dúzias de garrafas de vinho, apontou o professor Andreas Gescher, também da Leicester. Outros experimentos vão analisar doses repetidas.

O objetivo das pesquisas preliminares é analisar o tempo em que o composto fica no corpo e a quantidade que circula no organismo. Além disso, os pesquisadores vão observar a evidência de alterações bioquímicas que indiquem um efeito protetor.

Diversos estudos verificaram que os apreciadores do vinho tinto eram menos propensos a desenvolver câncer. O resveratrol pode ser uma das razões, mas os benefícios da bebida podem ser resultado de uma combinação de fatores.

Reuters

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade