Vida e Saúde Saúde em Dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em Dia
  ESTUDO
Novas orientações para hipertensão enfatizam dieta e exercício
Quarta, 16 de outubro de 2002, 14h56

Novas recomendações feitas pelo governo dos EUA e divulgadas na terça-feira enfatizam que a hipertensão pode ser afastada por meio de alterações no estilo de vida, como dieta e exercícios físicos. O governo também advertiu os consumidores sobre o uso de certas substâncias, amplamente divulgadas como eficientes no tratamento do problema, entre elas óleo de peixe (ácidos graxos poliinsaturados ômega-3) e suplementos de cálcio, que diminuem a pressão arterial apenas ligeiramente ou em pessoas que já têm hipertensão.

Os consumidores deveriam ser mais cuidadosos com relação aos suplementos herbais, uma vez que essas substâncias passam por pouca análise, de acordo com um conselho formado pelo Programa Nacional de Educação sobre Pressão Arterial, cuja sigla em inglês é NHBPEP, e publicado no Journal of the American Medical Association.

Os americanos podem manter a pressão arterial baixa cuidando da forma, exercitando-se, reduzindo as gorduras saturadas, limitando o consumo de álcool e sódio, aumentando a ingestão de potássio e comendo muitas frutas e verduras, de acordo com o NHBPEP. Vários estudos têm mostrado que alterações no estilo de vida podem ser eficientes na redução da hipertensão em pessoas com pressão arterial normal ou ligeiramente elevada, disse Jiang He, professor associado de epidemiologia e medicina na Escola de Medicina da Universidade Tulane, em Nova Orleans, nos EUA, à Reuters Health.

O pesquisador enfatizou a importância de evitar a elevação da pressão arterial antes que o problema se instale. "Novos dados mostram que os pacientes com pressão normal alta apresentam um risco mais elevado de doenças cardiovasculares em comparação àquelas com pressão sanguínea normal", afirmou He, um dos autores do estudo. A pressão arterial é considerada normal alta se a pressão sistólica (o primeiro número na leitura da pressão) estiver entre 130 e 130 mmHg e/ou a pressão diastólica (o segundo número) estiver entre 85 e 89 mmHg, disse He.

"Esse estudo concentrou-se na prevenção da hipertensão, porque assim que um paciente apresenta o problema, tem de tomar medicamentos por toda a vida", afirmou He. "Além de ser muito caro, isso significa ter uma qualidade de vida pior. O melhor é não desenvolver hipertensão." As recomendações mais recentes - adicionar frutas, verduras e potássio à dieta e reduzir o consumo de gorduras saturadas -- são baseadas nos resultados de várias novas experiências. As pessoas podem aumentar a ingestão de potássio consumindo frutas, como bananas, que são ricas no composto, afirmou He.

Finalmente, mesmo pequenas reduções na pressão sanguínea podem levar a grandes ganhos para a saúde, declarou o co-autor do estudo Paul Whelton, vice- presidente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Tulane e do grupo de trabalho da NHBPEP que desenvolveu as recomendações.

"Uma redução equivalente a 2 mmHg na pressão sistólica do norte-americano médio poderia salvar mais de 70 mil vidas por ano", acrescentou o pesquisador. "Dados epidemiológicos sugerem que, se pudéssemos reduzir a pressão entre os norte-americanos em 5 mmHg, ocorreria uma queda de 14 por cento em mortes por derrame, uma redução de 9 por cento nas mortes por doenças cardíacas e 7 por cento de redução na mortalidade total".

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade